1º Fórum 2014.2 !!!



1º Fórum – 2014.2 

Caros alunos!
Temos discutido a lógica do Marketing na criação de utilidade por meio de processos de troca. Neste primeiro fórum de discussão, vamos examinar mais atentamente a utilidade de tempo na perspectiva do consumidor brasileiro, seus hábitos e preferências. Observem atentamente o infográfico do IBOPE Inteligência, a respeito do Tempo pós-moderno dos brasileiros...



Agora, em grupos (de quatro ou cinco alunos), vamos pensar sobre as diferentes formas do marketing criar utilidade de tempo... 
 (I) Identifiquem diferentes usos do marketing que podem resultar na criação de utilidade de tempo para o consumidor brasileiro. Discutam com os demais grupos, levando em consideração em especial os dados da pesquisa IBOPE...
(II) De que maneira os resultados da pesquisa de marketing podem agregar valor à prestação de serviços mais rápidos? Levem em consideração os dados da pesquisa.
(III) Discutam a tolerância do consumidor brasileiro a ‘pagar mais’ para ‘ganhar tempo’... Como isso se reflete no nosso dia a dia?...
Problematizem aqui no Fórum do Blog Administração Mercadológica UPE suas observações sobre esta proposta de discussão...
À medida que cada grupo for postando suas ideias, os outros grupos devem continuar participando (lembrem-se de citar os nomes de todos os integrantes, a cada postagem) trazendo suas observações sobre as contribuições dos demais. Participem e interajam! Esse segundo fórum vai até o dia 19 de setembro (10% da 1ª Av.).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Capacidade de argumentação do grupo; Interação com outros grupos de colegas na discussão; Qualidade e veracidade das interações; Apresentação de informações importantes para a discussão; Correta citação de fontes de terceiros; Uso, no fórum, de conteúdo estudado ao longo da disciplina.

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ( l ) Uma boa estratégia de Marketing que pode resultar na criação de utilidade de tempo para o consumidor são as lojas virtuais, através dela você pode comprar roupas, sapatos, livros, acessórios, etc, sem ter que sair de casa, dando mais conforto ao consumidor, e evitando que ele saia de casa, pegue trânsito, chegue na loja, para só assim obter o produto, tudo que o consumidor precisa é economizar tempo! Outra estratégia de Marketing muito interessante, são a de empresas que vendem produtos de beleza, perfumes e produtos para a pele, através de catálogos de revistas, não ficam presas apenas a lojas físicas, elas ultrapassam disso e vendem seus produtos através de revendedores que vão até a casa do consumidor mostrar os produtos, e convencê-lo a comprá-lo, sem ao menos esse consumidor precisar sair de casa!

    Grupo: Ana Carolina, Daniele Santos, Diana Priscila, Ana Kelly

    ResponderExcluir
  3. Alisson Torres também está nesse grupo!

    ResponderExcluir
  4. ( ll ) Agregam valor atraindo o cliente da melhor maneira possível, pois nos resultados da pesquisa de marketing ele vai entender as necessidades, desejos e demandas do seu público, vai oferecer de melhor maneira o seu produto, as ofertas e apresentação da sua marca e ao final agregar valor e proporcionar satisfação ao consumidor.
    Na loja do eBay (por exemplo), loja virtual que vende jóias, carros, etc, o consumidor sente-se atraído pela facilidade ofertada, principalmente quando além dele está obtendo um produto de qualidade ele está ganhando tempo na sua compra. Mas tem pessoas que ainda optam pela forma mais demorada, acho que questão de comodidade, pois já está acostumada aquele ambiente.

    Grupo: Ana Carolina, Alisson Torres, Daniele Santos, Diana Priscila, Ana Kelly

    ResponderExcluir
  5. O marketing nada mais é de que um serviço que satisfaz as metas organizacionais e individuais. No entanto, as redes sociais estão cada vez mais ativas na vida pessoal das pessoas através dos tablets e smartphones.
    Visando esse fato e o citado anteriormente de que as lojas virtuais tem sido uma boa estratégia de marketing, temos visto cada vez mais anúncios de vários produtos ou serviços em meios virtuais, o que nos induz a tomar conhecimento da oferta e efetuar compras sem precisar sair de casa ou perder tempo com pesquisas de preço.
    No entanto, às vezes a acessibilidade implica no custo, como por exemplo o valor do frete de algumas compras onlines, mas como mostra a pesquisa. Acima, esse valor se torna insignificante comparado a rápida precisão dos serviços.
    Ainda sobre agilidade, um outro tipo de serviço que tem facilitado nossas vidas são as negociações por telefone, onde podemos ligar para contratar serviços, efetuar reservas, entre outras utilidades.

    Grupo : Adrielly Dayane, Gabriela Quirino, Marília Ângela e Rafaela Araújo.

    ResponderExcluir
  6. As estratégias de Marketing utilizadas são para gerar mais comodidade aos consumidores,gerando conforto para os clientes que utilizam de certos serviços.Os consumidores brasileiros preferem "pagar mais" mas que dessa forma economize tempo diante contratempos diários.Muito bem ressaltado acima pelos grupos anteriores em relação as lojas virtuais,sim é uma grande estratégia de marketing que além de agradar aos clientes,fornecem produtos diversificados e oferta para os consumidores.

    Grupo:Jucianne Medeiros,Hanna Tabosa e Amanda Assunção.

    ResponderExcluir
  7. Obs:Rodrigo Brito também está nesse grupo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia, para muitos Brasileiros 24 horas é pouco, ou seja falta tempo para realização de suas necessidades diárias. Por esse motivo, já se faz presente no mercado variações de serviços que oferecem ao cliente menos desperdício de tempo, maior agilidade e consequentemente maior acessibilidade em relação ao produto/serviço que o cliente deseja adquirir.
    Bons exemplos de serviços: O pagamento de contas on-line, serviços delivery, entre outros.

    Grupo: Adriana , Aline, Leila, Maria Edla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome correto é Allyne, e não Aline como havia citado anteriormente. E Tarcisio também está nesse grupo.

      Excluir
    2. Muito interessante esta colocação sob pagamento on-line. Segundo pesquisa realizada pela Grant Thornton ( empresa internacional de auditoria e consultoria ) este serviço vem crescendo, cerca de 94% dos grandes bancos oferece pagamento on-line 24 horas por dia.
      Esta modalidade traz benefícios tanto para os consumidores que, iram economizar tempo evitando filas, como para as empresas que por sua vez acabam gastando menos com papel e postagem. Outro ponto benéfico para as empresas é que estes serviços ajudam a manter clientes pelo fato de ter as informações do mesmo armazenado em um banco de dados evitando assim estar sempre fazendo cadastros que acaba indo de encontro com a economia de tempo.
      Mais ainda há um percentual relativamente grande de pessoas que não acessa estes serviços por medo de ser lesado por alguns sites.

      Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Danielly Santos e Diana Priscila

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Existem muitos consumidores que estão dispostos a pagarem mais pelo simples fato de saber que aquele produto vai chegar na casa dele, sem ele precisar sair de casa. Sabemos também que muitos consumidores trabalham e não tem tempo de estarem visitando lojas físicas para poder obter um produto, pagar contas, resolver algo em bancos e etc. No corre e corre do dia a dia economizar tempo passou a ser uma necessidade para todos, poupando uns minutos aqui outros ali, o consumidor terá mais tempo livre para estar com a família, poder descansar, se divertir e até mesmo viajar.

    Grupo: Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Daniele Santos, Diana Priscila

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que toda empresa precisa trabalhar de forma bem estratégica para atrair o consumidor, e fazer com que ele se torne um cliente fiel. Pois não existe fonte de divulgação melhor do que um cliente satisfeito É como fala essa frase de Henry Ford: ”Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”

    Grupo: Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Danielly Santos, Diana Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os consumidores, estão cada vez mais exigentes, sempre esperando o melhor da empresa. Desde a qualidade do produto até a qualidade do serviço prestado pela mesma. Cliente bom é cliente satisfeito!

      Marília Ângela

      Excluir
    2. Com certeza! sabemos que uma das coisas mais difíceis é atender todas as necessidades do consumidor, e isso é um desafio que todas as empresas sempre terão. Usar a internet, redes sociais, ou até mesmo aproveitar a oportunidade de fazer com que sua marca apareça em uma novela ou filme, o famoso (merchandising), é essencial para a divulgação de qualquer produto ou serviço, sabendo que dessa forma atingirá um público grande e consequentemente induzindo o consumidor a perceber que ele precisa desses produtos e/ou serviços.

      Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Danielly Santos e Diana Priscila

      Excluir
  13. O nome certo é DANIELLY SANTOS, errei sem querer nas outras vezes.

    ResponderExcluir
  14. A empresa deve ter praticidade e rapidez, tanto nas negociações , como no atendimento e na entrega. Esses são três pontos básicos para que o consumidor adquira mais tempo , e se sinta satisfeito com o serviço.
    Uma boa alternativa para o consumidor economizar tempo, são as redes de e-commerce e drive-thru . O e-commerce são lojas virtuais onde desde o ano de 2012 o número de páginas vista nessa categoria cresceu mais de 9% em relação aos anos anteriores isso comprova o quanto o consumidor vem optando pelo "comodismo" , tanto para facilitar a vida como ganhar tempo. Já o drive-thru ele é mais utilizado na venda de fast foods , mas, vem sendo adotado por bancos, farmácias , etc. Aqui no Brasil não é um sistema muito utilizado, mas nos EUA ele é bem comum e eficaz .
    A organização tem que perceber a real necessidade do cliente , para conseguir agregar valor a prestação de serviços , podendo oferecer de maneira melhor seu produto, e não "perder tempo" investindo em um marketing que não vai chamar a atenção do cliente e passar por situações desagradáveis. Portanto , pagar mais, para ter mais tempo reflete de uma forma excelente na vida do consumidor , ao invés dele gastar o tempo, ele ganhará mais, terá tempo para aproveitar mais seu dia , fazer tarefas que sejam agradáveis para ele e fora que hoje em dia ele tem um comodismo muito grande e um fácil acesso para comprar o que deseja e esse "pagar mais" acaba saindo barato , pelo fato de não ser um valor tão exorbitante e contribuir para o seu bem estar.
    Grupo: Janaína Bezerra , Raiane Suellen , Rayanne Yrla e Thacyanne Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. De acordo com uma pesquisa do IBOPE e-commerce, um dos motivos que levam os consumidores a optarem pela compra on-line é a comodidade, como citado pelos grupos. E 85% compram on-line por considerarem os preços melhores que os praticados em lojas físicas. Em contrapartida, os não adeptos do e-commerce 84% alegam que não fazem compras via web por não poderem experimentar os produtos, enquanto 56% alegam medo de não receber o que compraram.
      No entanto, essa lógica esta ficando ultrapassada, o marketing tem feito com que os consumidores tenham uma "necessidade" de auto-realização, em outras palavras: já que é comum comprar pela web, e poupa tempo, os consumidores estão começando a se "arriscar". Motivados pela busca de preços mais baratos na internet, os consumidores brasileiros fizeram o faturamento do comércio eletrônico nacional avançar 24% no primeiro semestre sobre igual período de 2012, chegando a R$ 12,74 bilhões, diz o IBGE.

      Grupo: Adriana, Allyne, Barbara, Leila, Maria Edla, Tarcísio.

      Excluir
    3. As redes sociais são o maior centro de comunicação e através delas é que formamos o marketing porque é nela que conhecemos várias pessoas e uma dessas pessoas irá ajustar o nosso tempo ao que consumimos.
      Exemplo: em uma rede social pode se conhecer uma vendedora qualificada que pode me fornecer informação e até mesmo a compra do produto por telefone ou via internet.
      Com isso além de diminuir o tempo gasto do consumidor e do vendedor, sem falar que através das redes sociais visualizamos aquilo que queremos consumir.
      Outro setor de marketing que também vem ganhando cada vez mais espaço são as vendas através de catálogos, neles as pessoas tem rápida visão do que está sendo oferecido e de informações extras sobre o mesmo.

      Excluir
    4. Muito interessante também, que clínicas, lojas e etc., começaram a criar perfis no instagram e no whatsapp para melhor divulgação da marca/serviço, marcar horário numa clínica de estética via redes sociais já tornou-se algo bem comum.

      Grupo: Adriana, Allyne, Barbara, Leila, Maria Edla, Tarcísio.

      Excluir
    5. O meu grupo que esqueci de relatar no comentário acima:
      Adrielly Dayane, Gabriela Quirino, Marília Ângela, Rafaela Araujo.

      Excluir
  15. O seu objetivo é atender as necessidades e desejos de cada pessoa, partindo desse principio o marketing procura orientar as empresas na escolha da melhor estratégia para se atingir resultados satisfatórios. Uma estratégia bem escolhida aumentará potencialmente os lucros de tal empresa e também estará, por conseguinte satisfazendo a necessidade do cliente ou de um público. O marketing poderá auxiliar tanto na produção quanto ao produto, visando acima do lucro imediato à conquista de um cliente/grupo por longo prazo.
    Seja qual for o objeto que será inserido no mercado, é de extrema importância que consiga satisfazer a necessidade de uma pessoa ou grupo, neste contexto parte-se para a relação custo/beneficio que é tendência atualmente, vindo a derrubar os antigos conceitos de Caro/Barato, que por muito foi atuante na mente coletiva.
    Por tanto, a forma de utilização desse marketing (meio escolhido para propagação de tal serviço ou produto), estará ligada diretamente ao foco da empresa.

    Por.: Rodrigo Brito,
    Grupo.: Amanda Assunção,Jucianne Medeiros,Hanna Tabosa.

    ResponderExcluir
  16. O marketing foi criado para atender as necessidades do consumidor, sendo assim, hoje em dia a maior necessidade é a economia de tempo. O consumidor aceita pagar mais caro pra evitar sair de casa (ir a alguma loja) ou evitar ficar esperando em filas (como bancos), poupando o tempo que ele gastaria nessas atividades, ele pode passar mais tempo com a família ou descansando, que atualmente tem se tornado momentos escassos. O mercado por sua vez tem que está atento para atender essas necessidades, as lojas virtuais, por exemplo, é uma forma de interagir melhor com seu consumidor e divulgar seu produto, uma vez que apesar do tempo escasso, sempre estamos em contato com algum meio visual e com pouco esforço e sem perda de tempo conseguimos rapidamente visualizar e nos interessar pelo produto. O atendimento a domicílio (promotores de vendas) também é uma ótima estratégia porque o consumidor mais uma vez vai se sentir especial, porque esse processo evita que ele saia de sua residência, tenha a possibilidade de escolher um horário mais cômodo, sem atrapalhar suas obrigações e isso dá a possibilidade de escolher o produto com mais calma e efetuar uma compra tranquila. É importante lembrar que quando o consumidor se sente especial, ele tende a se tornar um consumidor fiel de uma empresa ou marca. Pelo fato de sentir que suas necessidades estão sendo postas em primeiro lugar.
    Equipe: Allyne Gabriela, Adriana, Leila gleyce, Maria Edla, Barbara e Tarcísio.

    ResponderExcluir
  17. Por que preferimos ir ao cinema do shopping, passar horas na fila para assistir um filme, não seria mais cômodo ver o filme em casa ou em um cinema perto da sua rua ? Seria ! Mas o marketing consegue persuadir o consumidor a adquirir tal produto ou a usar determinado serviço. O marketing tem grande poder de influência sobre as pessoas e seus desejos.

    Grupo: Adriana Silva, Allyne Gabriela, Barbara Batista, Leila Gleyce, Maria Edla, Tarcísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas precisam se sentir atraídas, e acho que isso acontece por exemplo, há uma grande diferença entre ir a uma loja ver, tocar e provar uma roupa e apenas ver por um anúncio de tv ou num site pela internet!

      Marília Ângela

      Excluir
    2. Exatamente, mas por outro lado as empresas de TV por assinatura usam exatamente isso, para que se deslocar ao cinema se você pode assistir em casa com o seu comodismo, me diga se o cliente não ganharia mas tempo nisso? Cada um querendo seu espaço.

      Grupo: Ana Carolina, Ana kelly, Danielly Santo e Diana Priscila

      Excluir
    3. Apesar que quando olhamos um produto na vitrine chama nossa atenção mas quando vemos na televisão ou internet fazem parecer que o produto é perfeito e as vezes o produto não é daquela forma e por isso algumas pessoas preferem se deslocar de sua residência e ir olhar o produto desejado.

      Grupo:Adrielly Dayane,Gabriela Quirino,Marília Ângela e Rafaela Araujo.

      Excluir
  18. Uma pesquisa feita pelo IBOPE inteligência mostra que no caso de exame médico preventivo de baixa complexidade em um laboratório, homens e mulheres gastariam até 1h10min a mais para fazer em laboratório conhecido e bem recomendado, ao invés de um laboratório muito próximo e eficiente, mas desconhecido. Ou seja, isso já nos mostra o quanto o marketing influencia nas nossas escolhas.
    A pesquisa nacional domiciliar consultou os brasileiros quanto às marcas e produtos do passado que gostariam de trazer para o presente, além das que eles usam hoje e querem levar para o futuro. Apenas metade dos brasileiros citam marcas que querem levar para o futuro e das mais de 500 marcas mencionadas, somente essas 17 aparecem com pelo menos 1% (em ordem alfabética): Adidas, Avon, Boticário, Brahma, Coca-Cola, Fiat, Havaianas, Natura, Nestlé, Nike, Nokia, Omo, Samsung, Skol, Sony, Volkswagen e Ypê. Todas, como se vê, fazem parte do dia a dia do brasileiro.
    Resumindo o marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grupo: Adriana Silva, Allyne Gabriela, Barbara Batista, Leila Gleyce, Maria Edla, Tarcísio.

      Excluir
  19. Se tempo é dinheiro, por que gastamos mais dinheiro para ganhar tempo? Essa questão é bem pertinente, não acham?

    Grupo: Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Danielly Santos, Diana Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tempo é dinheiro, por que gastamos mais dinheiro para ganhar mais tempo?
      Por vivermos em uma sociedade capitalista ao extremo, temos ao todo instante a obsessiva necessidade de querer sempre mais. No entanto, o que nos motiva a querer mais é justamente do fato de podermos utilizar de serviços mais práticos. É como mostra a pesquisa realizada pelo IBOPE: queremos sempre utilizar de serviços mais práticos em troca por mais tempo para realizar outras atividades, mesmo que seja trabalhar mais para assim aumentar nosso lucro e ter condições de tornar cada vez mais prático simples atividades como compras.

      Grupo: Adrielly Dayane, Gabriela Quirino, Marília Ângela, Rafaela Araujo.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Como já foi bem ressaltado nos comentários anteriores, os clientes buscam ganhar tempo em mais atividades, visando satisfazer suas necessidades e desejos que são cada vez mais específicos. Observa-se um novo tipo de cliente, que necessita de uma atenção individualizada. Esse cliente não quer mais ser atendido em massa, como no passado.
    O cliente de hoje não se atrai mais facilmente por uma publicidade para todos e cada vez mais necessita de algo mais individualizado, de um marketing exclusivo, que satisfaça suas necessidades, economizando tempo e dinheiro.
    É preciso uma comunicação direta com os clientes, onde ao invés de gritar para eles em grupos uma conversa individualmente pode render mais de satisfação de seus produtos e serviços.
    Dessa forma pode-se dizer que deve-se separar os clientes em "fatias de clientes" e não " fatias de mercado".

    Grupo: Adrielly Dayane, Gabriela Quirino, Marília Ângela, Rafaela Araújo.

    ResponderExcluir
  22. Como já foi citado, as técnicas de Marketing também dependem do uso criativo da tecnologia e em fazer o que a concorrência ainda não fez. Ainda sobre a questão do marketing nas redes sociais, é importante ressaltar também que cada vez mais as pequenas e grandes empresas estão criando perfis para expor seus produtos/serviços oferecidos. É aí que os consumidores ou possíveis consumidores são bombardeados por informações. As empresas expõem promoções por meio destas redes, oferecem descontos para o usuário que seguir e/ou curtir a determinada página e muitas realizam até sorteios dos produtos oferecidos. Estratégia usada para buscar mais visibilidade da marca, lembrando também que, como estamos todos conectados através das redes sociais, este tipo de propaganda é muito mais barata ou custo da empresa e muito mais eficaz aos nossos olhos que estão sempre buscando novidades na internet.

    Grupo: Amanda Assunção, Hanna Tabosa, Jucianne Medeiros, Rodrigo Brito.

    ResponderExcluir
  23. Exatamente! a intenção é realmente despertar no cliente suas necessidades, esse ponto foi bem colocado aqui.
    Toda empresa tem que ter estratégias para atingir todo um público ou um público determinado, para atrair e reter um cliente é preciso ter um serviço de qualidade, isso é indispensável.
    Baseado no livro que ajuda pequenas empresas do mundo inteiro à serem mais enxutas e efetivas na divulgação de seu negócio, o “Marketing de Guerrilha” de Jay Conrad o site www.cucco.com.br postou em sua página dicas de como se fazer um bom plano de marketing para atrair clientes.
    E aqui estão: 1. OBJETIVO DO MARKETING 2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO 3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S) 4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR 5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA 6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO 7. SEU ORÇAMENTO.

    Grupo: Ana Carolina, Alisson Torres, Ana Kelly, Danielly Santos e Diana Priscila

    ResponderExcluir
  24. A pesquisa do IBOPE, realmente ressalta o quanto a falta de tempo nos faz buscar soluções rápidas e práticas, as vezes não é a melhor escolha, mas o tempo é curto e tempo também é dinheiro!! O consumidor sempre busca o comodismo, mesmo que isso lhe custe caro.

    Hanna Tabosa

    Grupo: Amanda Assunção, Hanna Tabosa, Jucianne Medeiros, Rodrigo Brito.

    ResponderExcluir