2013.1 - 1º Fórum de Discussão





Fórum 1 -
- “Em A Terceira Onda, Toffler (1995) já havia apontado a figura do prosumer ou prossumidor como aquele consumidor que também assume o caráter de produtor, isto é, não apenas recebe passivamente os enunciados, mas também os produz. Apoiado pelos sistemas de comunicação compartilhada, o prossumidor deixa de ser mero receptor, para reagir às informações e produzir novo conteúdo” (DOMINGUES, 2010).
Em nosso primeiro Fórum de Discussão de 2013, em grupos (de três ou quatro alunos), vamos pensar nesse papel diferenciado que tem sido atribuído ao sujeito ‘prossumidor’... Selecionem uma página (site, blog, rede social etc.), e identifique e descreva uma situação crítica em que o consumidor produziu conteúdo relevante destinado a influenciar a opinião de outros internautas que acessam este conteúdo. Problematizem aqui no Fórum do Blog Administração Mercadológica UPE suas observações sobre os desafios que se apresentam ao Marketing quanto às expectativas, críticas e comportamentos deste sujeito contemporâneo, o prossumidor...
À medida que cada grupo for postando suas ideias, os outros grupos devem continuar participando (lembrem-se de citar os nomes de todos os integrantes, a cada postagem) trazendo suas observações sobre as contribuições dos demais. Participem e interajam! Esse primeiro fórum vai até o dia 09 de maio (10% da 1ª Av.).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Capacidade de argumentação do grupo; Interação com outros grupos de colegas na discussão; Qualidade e veracidade das interações; Apresentação de informações importantes para a discussão; Correta citação de fontes de terceiros; Uso, no fórum, de conteúdo estudado ao longo da disciplina.

54 comentários:

  1. Antes de argumentar sobre o papel do prossumidor em sociedade, vamos esclarecer o que é um prossumidor, este termo vem sendo utilizado para identificar pessoas que assumem o papel de produto, ou seja, o consumidor passa a produzir conteúdo sobre os produtos que apreciam e até mesmo os que não aprovam criando uma rede de comunicação que vai além dos parâmetros do marketing empresarial, tendo em vista que as informações são geradas de consumidor para consumidor o que por vez atrai novos compradores para aquela marca ou produto. Atualmente com o advento da internet e suas redes de comunicação as pessoas têm uma liberdade e facilidade de acessar informações sobre determinados produtos em vários blogs sites e redes sociais como facebook, Skype etc.
    Em analise ao blog denominado clube do esmalte (http://esmalteclube.blogspot.com.br/) cujo enunciado já traz o enfoque para o desejo de obter o produto, “Para as pessoas que se descobriram viciadas em esmaltes aqui é o lugar certo”. Podemos perceber que esse tipo de pagina atrai mulheres de todas as idades que são apaixonadas por esmaltes e até mesmo as pessoas que tem curiosidade no assunto, o site mostra imagens de esmaltes de diversas marcas, onde as componentes do blog postam não só o produto mais sim o contexto ao qual ele está inserido, como e onde elas usaram o esmalte, falam se gostaram ou não do produto oferecem dicas de como usar certas cores, ou seja, mostra uma serie de valores agregados ao uso do esmalte, quem busca essas informações, realmente não está interessado apenas nos produtos mais sim em saber como e onde usa-los e vai depender também do valor que vai agregar, por exemplo, a mulher vai a uma festa e não sabe que esmalte deve pintar suas unhas, ela não está à procura só de uma cor diferente, mas de uma cor que demonstre o seu interesse que é de se sentir bela e ser notada, além de acrescentar ao seu look um visual de alegria e energia pronta para uma balada.
    O papel do prossumidor na sociedade pode assumir dois víeis o de prossumidor satisfeito e o prossumidor insatisfeito, quando a satisfação ocorre é muito bom para empresa, produto ou marca porque é forma inovadora de conquistar e fidelizar novos clientes, a imagem do produto passa a ser mais atrativa aos consumidores que obtiveram mais informações de consumidores que já tiveram experiências satisfatórias, por outro lado é uma ameaça para o marketing mesmo quando a imagem de uma empresa é conhecida pela qualidade e preocupação com os clientes, pode ser destruída com um simples clique, quando, por exemplo, um prossumidor insatisfeito divulga em redes sócias a falta de compromisso com o cliente e fala mal da qualidade do produto, isso traz uma imagem negativa da empresa , dessa forma os novos consumidores não serão atraídos para aquela empresa e a possibilidade de pessoas que eram fies aquela empresa também deixem de realizar suas trocas de consumo, se a empresa citada não apresentar uma solução.
    Grupo:Diógenes, Isla, Juliana & Paloma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prossumidores são os consumidores proativos, interagem, trocam experiências. Sendo assim, esses “prossumeres” arcaram com o papel fundamental na revolução das novas mídias, para que elas pudessem se adaptar a esses novos consumidores.Todas essa cultura midiática expressa como nunca a fusão que isto trará as novas formas de se comunicar, onde tudo está interligado, a imagem, o som, tudo se torna apenas uma única coisa. Com isso a internet torna-se um dos maiores fenômenos tecnológicos existentes na atualidade, conhecida como um canal de distribuição e divulgação, além de ser um meio de comunicação entre empresas, fornecedor e cliente. Hoje em dia todo mundo depende da internet, um estudo da Pew Internet nos Estados Unidos revelou que 45% dos usuários, equivalente a 60 milhões de Americanos, afirmaram que a internet ajudou a fazer grandes decisões ou negociações.
      Grupo: Mírian, Ana Mayara e Kátya Maria.

      Excluir
    2. Há alguns anos temos presenciado um verdadeiro movimento quanto aos esmaltes. Ele saiu da posição de invisibilidade para ser acessório de moda, como bijuterias, bolsas e sapatos. Cores tradicionais e conhecidas deram espaços para coleções, respeitando o calendário da moda, outono/inverno e primavera/verão. E cada vez mais blogs, sites e perfis em redes sociais foram sendo criadas pelos consumidores de esmaltes (em grande parte são mulheres) para expressar a opinião em relação a esses produtos, influenciando assim o modo de usar , o que usar , em que momento usar e de certa formam passaram também a ditar tendências.

      Equipe: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prossumidor é o termo usado para aqueles consumidores ativos,aqueles que optam, participam e interagem a favor do seu produto de preferência ou não. As empresas viram que de fato já não bastava desenvolver produtos e colocar nas lojas, e sim fazer com que o próprio prossumidor participe desse desenvolvimento, até porque eles fazem parte do público alvo e ninguém melhor que eles para aprovar. Grandes empresários notaram a importância que a participação dos clientes pode diferenciar no resultado final do produto, e a internet por sua vez se tornou uma grande aliada dessas empresas, passando a ser seu principal meio de comunicação para interagir com os esses clientes.
    Optamos por analisar o site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br) .Trata-se de um site onde consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar diversas reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida a empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. Este site possui o poder de influenciar a decisão de compra dos consumidores, pois através das reclamações feitas os clientes optam por realizar ou não a compra, seja em lojas físicas ou virtuais.O usuário pode não somente pesquisar a respeito dos produtos, mas também publicar sua avaliação a respeito de sua compra.

    Equipe : Tiago Lira e Rhayonara Nicacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É observada nesse site uma ferramenta de muita importância e que na maioria das vezes funciona para resolver problemas do consumidor para com a empresa. Sendo de muita utilidade, não para contratacar as empresas, e sim, a favor de defender os direitos dos consumidores. Porém nem todos sabem utilizar palavras adequadas para reclamar seu problema e acaba difamando a imagem da referida empresa como podemos observar no que foi reclamado por um consumidor de Itabira MG, no dia 30 de abril de 2013, através do site: http://www.reclameaqui.com.br/5239699/magazine-luiza-loja-virtual-site-e-televendas/povo-editado-pelo-reclame-aqui/. A era da informação possui seus “dois lados da moeda”, seus aspectos positivos e negativos,cabe a cada usuário utilizá-la da melhor maneira possível.
      Grupo: Diógenes, Isla, Juliana e Paloma.

      Excluir
    2. O site alega que a descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários.Mas, vez ou outra pode passar despercebido , pois a qualquer momento algo ou alguém pode falhar. Porém, como foi comentado pela equipe a responsabilidade maior pelo que é postado é do usuário e ele precisa ter consciência para usar a ferramenta ( no caso , o site Reclame Aqui ) da melhor forma.

      Equipe: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira.

      Excluir
    3. O site mostra um diferencial ao ser visitado o consumidor terá a certeza que determinado produto que ele adquiriu ou tem a intenção de adquirir apresentou alguns defeitos ou não atendeu as expectativas do consumidor.
      Então o direcionamento que o consumidor vai ter em relação às respostas positivas ou negativas será primordial.
      Para as empresas que recebem reclamações no inicio pode ser ate um ponto negativo mais podes se torna uma ferramenta para analisar e traçar um plano de ação para corrigir erros que muitas vezes passam despercebidos.
      Portanto é um meio que pode ser bem utilizado em favor dos dois lados pelos consumidores e pelas empresas.
      Equipe: Iasmy Nascimento,Josebel Gomes e Michelly Edilene.

      Excluir
    4. È verdade, e acaba formando um vínculo de confiança entre cliente e empresa, pois quando o problema é assim exposto, surge a necessidade de buscar soluçoes e não deixado pra lá como muitos ainda pensam que vão ficar, Numa era em que a informação move o mundo, as melhorias, criticas, sugestões precisam chegar até esses órgãos até pra tomada de decisão necessária para esses casos.
      Grupo: Mírian, Ana Mayara e Kátya maria.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. É justamente isso que o site busca . Enquanto os consumidores fazem suas reclamações e suas críticas , as empresas cadastradas podem respondê-los e passar uma credibilidade maior . Há muitos casos em que foi postada um reclamação , a empresa respondeu e o consumidor ficou satisfeito com a solução apresentada pela empresa . Mais uma vez se toca na questão de atender as expectativas dos clientes para não perdê-lo e para que ele possa vir a ser um cliente fiel.

      Grupo: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com o acesso facilitado aos meios de comunicação verifica-se um aumento significativo de prossumidores , onde antes era propagada a informação ‘boca a boca’ hoje se é transmitido no rádio , TV e principalmente na internet (rede sociais e sites específicos para este fim).
    Um dos meios muito utilizados na internet são os blogs , além do de esmaltes que já foi citado acima pelo grupo de JULIANA , PALOMA, ISLA E DIÓRGENES . Analisamos o blog garotas estúpidas (http://www.garotasestupidas.com/)que é escrito por uma Recifense a Camila Coutinho e a princípio o blog tinha apenas a função de divulgar informações de uma prossumidora a respeito de roupas , maquiagens , esmaltes e outros assuntos relacionados,mas como o blog atingiu um certo nível de popularidade e um grande número de acessos , além de comentar sobre produtos ela passou a fazer publicidade para grandes empresas .
    Muitas marcas famosas não pagam a publicidade continua a ser um papel de consumidor , já outras além do pagamento em dinheiro promovem eventos para divulgar seus produtos a esses consumidores chamados de ‘blogueiros ’.Por este motivo é necessário filtrar as informações referentes a produtos principalmente em blogs , pois além da informação de consumidores pode ter uma publicidade envolvida .
    Grupo : Iasmy Nascimento; Josebel Gomes e Michely Edielene .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe-se da importância que a propaganda possui para o desempenho mercadológico de uma empresa dentro de seu âmbito de atuação. Sabe-se também que sem a sua ajuda uma empresa dificilmente conseguiria se destacar dentre seus concorrentes e consequentemente criar uma boa imagem e marca. O renome de uma empresa é gerado principalmente pela divulgação de sua marca, uma vez renomada dificilmente será esquecida da memória de seu consumidor, contudo para que uma empresa obtenha vantagem competitiva ela deve expor ao cliente seus objetivos, produtos, ofertas, novidades e tudo aquilo que possa ser interessante e atrativo ao público, já que é o consumidor que faz a marca de cada empresa.
      Grupo: Diógenes, Isla, Juliana & Paloma.

      Excluir
    2. E a propaganda também é determinante na escolha ou recusa da parte do consumidor que escolhe esse bem ou serviço, Porque todos sabemos que a busca de satisfazer essas necessidades diárias dá-se por meio da apresentaçao, referencia e qualidade desses produtos. E o consumidor como atuante direto nesse meio é extremamente útil principalmente nas criticas, elogios, ou conceitos formados sobre os mesmos. Essa participaçao por exemplo na escolha de um novo sabor, ou quantidade de embalagem, que o cliente pode expor o que ele precisa facilita muito o sucesso que empresa tanto almeja alcançar. O diferencial de cada um é a alma do negócio, assim como a propaganda, localizaçao, abertura ao cliente.
      Grupo :Mírian,Kátya e Ana Maiara.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Estamos em um tempo onde a venda e o lucro são algumas das coisas mais cobiçadas e procuradas.A boa propaganda cria personalidade para uma marca e faz com que ela seja mais respeitada, desejada e consumida que os seus concorrentes.A importância da propaganda não está apenas relacionada a divulgação de marcas e produtos, ela também movimenta a economia, gerando milhões de empregos diretos e indiretos, aquece o comercio, impulsiona a produção industrial e incentiva a competição tecnológica que resulta em produtos melhores, mais eficientes e baratos. A propaganda proporciona a consciência da existência de um produto para o cliente e através desses blogs onde os prossumidores expõe suas opiniões, influenciando centenas de pessoas as empresas podem divulgar seus produtos e assim ter um resposta imediata do seu público- alvo.

      Grupo: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira.

      Excluir
  6. De acordo com o Blog "Mídia Social", prossumidor é uma palavra formada pelas palavras profissional e produtor com a palavra consumidor. O termo tem múltiplos significados conflitantes: o sector empresarial vê o prosumidor (profissional-consumidor), como um segmento de mercado, enquanto que os economistas veêm o prosumidor (produtor-consumidor) como tendo uma maior independência da economia de mercado. A autodeterminação e o autocontrole não os torna imunes ao consumismo. Os prossumidores são conduzidos pelas potencialidades da Internet (que lhes dá informação e a possibilidade de comunicar), pela fragmentação dos meios de comunicação (que torna mais poderosa a sua comunicação boca-a-boca), e pela globalização pessoal (que leva a sua força a todo o mundo).Comparados com o consumidor comum, os prosumidores compreendem melhor as estratégias de marketing e, por isso, são mais exigentes. Procuram ativamente informações e opiniões e têm consciência da sua importância para os retalhistas e para os parceiros das marcas.
    Um exemplo claro na região de um prossumidor é a blogueira, publicitária, estudante de jornalismo, stylist e produtora de moda, Nathália Mello, pois a mesma possui um blog onde dispões de dicas e sugestões de lojas da região, que ditam tendências das vitrines da moda. O Blog "Nathália Mello" além de promover vendas, indicar produtos e lojas, divulga lançamentos das lojas conveniadas ao Blog,presta um serviço de consultoria de imagem, onde o cliente terá a identidade traduzida e o guarda-roupa adequado à imagem que ele quer projetar. E também promove eventos como o "Day-Off" que já teve sua segunda edição, recentemente nos dias 10 e 11 de abril, em que o evento reúne as melhores lojas da cidade, oferecendo seus artigos com descontos de até 70%.

    O prossumidor então, direciona o consumidor a obter conhecimento de certas características dos produtos oferecidos em mercado, que geralmente são encobertos por uma mídia parcial, dando voz ao consumidor sobre suas vontades, interesses e decisões.

    Grupo: Ísis Borges, Kamilla campos e Thamires Limeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando a argumentação do grupo, outras caracteristicas dos prossumidores e que eles fazem escolhas inteligentes (baseadas em informação e tendo atenção ao fator preço/qualidade);Abraçam a mudança e a inovação (são os primeiros a aderir às novidades se estas trouxerem valor acrescentado às suas vidas); Escolhem o design (objectos do quotidiano, na alimentação, na roupa que usam; são ponderados);Preocupam-se com a saúde (da sua e dos seus, procurando o máximo de informação através de 2ªs e 3ªs opiniões);Valorizam o que funciona (pensamento estratégico, ou seja, a longo prazo);São o barómetro das marcas (não sendo seus escravos, reconhecem-lhes os seus prós e contras.
      Querem aprender (tudo o que lhes possa proporcionar a sensação de controle sobre as situações).

      Grupo : Cibely Santos, Priscila Caroliny e Stephanie Lima

      Excluir
    2. Cada vez mais surgem prossumidores e a Internet o instrumento mais importante utilizados por eles . A blogueira citada pela equipe é uma prossumidora de bastante influência na nossa região. Percebendo essa influência as empresas começaram a se interessar em fazer parcerias com a blogueira e hoje ela conta com diversas empresas parceiras. Utiliza suas peças e dá sua opinião.
      A era das mídias digitais fez com que os consumidores não fosse totalmente influenciados pelo que a mídia propõe e passaram a utilizar os produtos e expor suas opiniões sendo elas positivas ou negativas.

      Grupo : Rhayonara Nicacio e Tiago Lira

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Com as respectivas postagens dos nossos colegas aqui, já temos uma base do que seria um Prossumidor, que é um consumidor +produtor. Trazendo para a nossa realidade, ele é de suma importância para o marketing, pois além deste obter um retorno, seja positivo ou negativo, ele é capaz de dividir suas experiências, pautar tendências e contribuir n processo de criação de produtos e serviços.
    De acordo com o livro – 50 Gurus da gestão-: ‘’ Comparados com os consumidores médios, os prossumidores percebem mais de marketing, mais são também muito mais exigentes. Procuram ativamente informações e opiniões, partilhando suas experiências com outros, o que os torna conscientes da sua importância para os retalhistas e para as marcas’’
    Uma das características muito interessantes deste grupo e ainda não citadas aqui é que de acordo com o mesmo livro – o 50 gurus da gestão- é que : ‘’ Os prossumidores são entre 20% e 30 % da população que se encontra na vanguarda do consumismo.
    Um estudo de caso de maneira negativa foi um consumidor da Brastemp. Um consumidor ficou famoso na rede por expor sua indignação em relação a marca. Colocou uma geladeira na porta de sua casa com a faixa ‘’ A Brastemp trata mau seus clientes, quer saber porque?’’ e tinha o endereço do seu microblog na sequencia.
    No decorrer do vídeo, publicado no canal online YouTube, de apenas 4:13 minutos de duração, o Sr. Borrelli explicou, em detalhes, sua experiência ruim com uma geladeira duplex da marca Brastemp.
    Até a data da publicação deste artigo, 813.394 pessoas já haviam assistido ao vídeo e se deparado com a opinião negativa do Prossumidor sobre a Brastemp.

    Link do Vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=riOvEe0wqUQ

    Com a utilização do Twitter e do YouTube, o Sr. Oswaldo Borrelli conseguiu o apoio de milhares de consumidores por todo o Brasil, sendo que, vários deles chegaram a endossar as críticas à Brastemp por meio de comentários no vídeo, RTs (retransmissões) das mensagens que o Sr. Borrelli postava no Twitter e escrevendo matérias em BLOGs. Além da repercussão nas redes sociais, vários sites renomados (entre eles, o portal da revista EXAME) publicaram matérias sobre o caso “Oswaldo Borrelli x Brastemp”, aumentando ainda mais o alcance da repercussão negativa do episódio.
    O mais importante de tudo foi que, no dia 29 de janeiro de 2011, a empresa Brastemp publicou, através do seu site, um COMUNICADO OFICIAL falando sobre a resolução do caso no dia 24 de janeiro de 2011, portanto, somente três dias após a publicação do vídeo pelo prosumidor Oswaldo Borrelli.
    Um dos trechos do comunicado da Brastemp, dizia o seguinte: “Para o consumidor, o problema está resolvido. Para nós, ele é parte de um aprendizado, que transformaremos em ações de melhoria nos nossos processos de atendimento, nos ajudando a eliminar casos como esse”.

    GRUPO : Cibely Santos, Priscila Caroliny , Stephanie Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este caso de Oswaldo Borrelli foi muito interessante e repercutiu bastante na internet, e como comentando em nossa parte, logo mais abaixo, é um caso que serve como exemplo para essas marcas que se dizem preocupar tanto com a qualidade, mas que na hora "h" nao cumprem com o prometido.

      Grupo: Romário Florencio, Wiliam do Nascimento e Walter Ramos.

      Excluir
    2. Esse e outros casos que obtiveram bastante repercussão vem mais uma vez mostrar o papel do prossumidor . Não basta apenas comprar , utlizar e ponto final , os consumidores aprenderam a expor suas opiniões. Essas situações servem de aprendizado para a empresa , para que ela possa melhorar o seu serviço e não perder o seu cliente .As empresas dispõe de serviços de contanto direto com o cliente seja por telefone , por email ou por redes sociais , mas não só basta disponiblizar é preciso que providências sejam tomadas e que a empresa possa resolver o problema do consumidor e satisfazê-lo.

      Grupo: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira

      Excluir
    3. Recordo bem deste episódio, diante de todo esse envolvimento entre Consumidor + empresa, fica claro que o elo mais forte dessa união é a internet, se hoje é possível participar do desenvolvimento de algum produto, expondo até suas críticas e elas sendo ouvidas ,é graças á internet e a sua ampla conexão que atinge as pessoas certas para que tais produtos/serviços fiquem de acordo ao gosto do cliente.

      Grupo: Thomas Henrique F. | Priscyla Ribeiro

      Excluir
    4. O caso de Oswaldo Boreli só nos faz ter a certeza do quanto o consumidor passivo deixa de existir e dá lugar ao novo consumidor, o papel do prosumidor vem ganhando cada vez mais voz nas redes sociais. Está matéria vem com o objetivo de mudanças de entendimento e práticas que auxiliarão as empresas, agências para interagir com seus consumidores no ambiente online, aprimorando as relações interpessoais e experiência de compra com o prosumidor a fim de imobilizar e chamar a atenção das mesmas para que o fato não venha ocorrer novamente. “Reconhecemos a nossa falha e lamentamos profundamente o acontecido. Uma marca como a Brastemp vê a satisfação dos seus consumidores como sua principal motivação para o aprimoramento contínuo”. Afirma a Brastemp entrando em contato com o Sr. Oswaldo.

      Grupo: Jaíne Maria, Rennata Sanatana, Thalita Vidal e Yasmin Gomes

      Excluir
    5. Dentre esse caso e outros foi preciso o consumidor expor a empresa para que a mesma se desse conta do que estava fazendo, é com isso que destaca-se o papel do prossumidor pois o mesmo não só reclamou e exigiu seus direitos como também foi de fundamental importância para a melhora da empresa, é por essas situações e outras que o prossumidor muitas vezes é procurado pelo mercado para que possa ajudar no marketing da empresa.

      Grupo: Ísis Borges, Kamilla Campos e Thamires Limeira.

      Excluir
  9. Devido as características que um prossumidor tem, as empresas estão cada vez mais atentas e agora investindo nessas pessoas por possuírem um papel relevante na decisão de compra dos consumidores.” Como são extremamente comunicativos, os prossumidores apanham o que as outras pessoas estão a pensar e refletem isso nas suas próprias experiências. O interesse pela inovação leva-os a experimentar as novidades e como são muito comunicativos acabem por falar à sua rede de contatos sobre essas experiências.”
    No blog citado, o público alvo são adolescentes, grande massa da população, a grande sacada está na influência que a blogueira causa, pelo fato de suas seguidoras fieis se identificarem pela história de vida contada por Bruna Vieira, com isso as indicações feitas pela mesma terão peso maior sobre esse público.

    Grupo: Ísis Borges, Kamilla Campos e Thamires Limeira

    ResponderExcluir
  10. Um tema que é muito polêmico nos últimos anos são as redes sociais, com exclusividade o facebook. A seguir mostra uma pesquisa retirada do site: http://webinsider.uol.com.br/2012/05/10/o-facebook-mudou-os-paradigmas-da-comunicacao-na-internet/, onde é claramente esclarecido o forte impacto que essa rede social tem causado na vida dos internautas e/ou consumidores, afirma Leonardo Machado, “fiquei viciado naquele site”.

    >>As redes sociais e o futuro ou o futuro das redes sociais<<

    Enfim, o Facebook mudaria tudo! E deveríamos rever a comunicação com os usuários e tratá-los como pessoas e não apenas como clientes, pois um dia essa rede social se tornaria sinônimo de internet e tudo iria acontecer por meio da decisão deles. Não vou negar, realmente era difícil uma pessoa levar em consideração esse cenário, mas hoje, muitos compartilham esta realidade.
    Esses dias me perguntaram o que vai acontecer daqui para frente, se as buscas do Google vão deixar de ser relevantes e as redes sociais serão o centro de tudo. Infelizmente ainda não sabemos, até porque o oráculo da internet é o Google e ele também foi surpreendido pelo efeito Facebook.
    Mas uma coisa é certa, a Google está revendo sua teoria de que as buscas da internet são baseadas em “dados sobre dados” e também está buscando respostas por meio do comportamento social do consumidor. [Webinsider]

    O Facebook é uma página na qual desempenham um papel extremamente importante no marketing digital, “Um internauta não vai precisar ir até o Google pesquisar sobre uma empresa, ele entrará em sua fan page e verá o que e quantas pessoas estão falando sobre ela. Ninguém vai precisa sair do Facebook, tudo o que precisamos estará disponível ali, desde amigos, informações, entretenimentos, empresas, produtos, serviços, afins”( Leonardo Machado).
    Por outro lado como o grupo de Ana Mayara, Kátia Maria e Mirian Isabel, relataram: “Quanto ao marketing é um desafio ter que lidar em relação à crítica, pois com o avanço da tecnologia, não se tem mais um controle do que se faz, o que se tem, qual o destino”. Estamos plenamente de acordo, em relação as redes sociais (facebook), é impossível controlar a postagem negativa de uma empresa (por consumidores insatisfeitos), de certos produtos ou serviços prestados que não atendeu as expectativas do cliente, isso podemos caracterizar como sendo um ponto negativo das redes sociais, podendo intervir na comercialização das empresas que estão sendo “prejudicas” com certas críticas. E olhando por um outro ângulo, as críticas pode ajudar a empresa a melhorar o produto ou prestação de um serviço, é de responsabilidade do consumidor saber questionar, sem prejudicar a imagem das empresas, como já aviamos discutidos anteriormente.

    ResponderExcluir
  11. Escolhido o blog Garotas Estúpidas - http://www.garotasestupidas.com/ - para a realização da observação de quem faz o papel prossumidor nele, vemos por meio da Camila Coutinho, responsável pela página, e suas colaboradoras, assuntos relacionados a moda, beleza, tendências, dicas de viagens, entre outros assuntos de grande importância para um público, na maior parte do tempo, feminino.
    A Camila é de Recife, mas seu blog já tem reconhecimento em todo o Brasil e até internacionalmente, assim, por meio do GE, tudo o que é postado vira assunto tendencioso das leitoras, ou seja, se ela fala de algum produto de cosmético que provou e gostou, isso terá uma repercussão positiva, pois quem lê o post vai querer experimentar também, isso não acontece com todas as coisas boas das quais se fala nesse blog, nem com todas as leitoras, mas é normal que quando nos identificamos com algo, "também" queremos para nós. Dá mesma forma que a repercussão pode ser vantajosa para a empresa da qual se trata o produto ou serviço, pode ser mais ainda desvantajosa se, por exemplo, o blog citar um mal atendimento num salão de beleza, com certeza essa citação irá virar um boato, que virará uma notícia de má influência para essa empresa de beleza.
    Dessa Forma, temos por entendimento de um ser prossumidor, aquele que tem o "poder" de passar adiante sua percepção de algo, onde seus "telespectadores" irão levar em consideração o assunto, digamos que é aquele visto pela sociedade de uma forma mais vantajosa, ou seja, se um highsociety dá sua opinião por qualquer produto ou serviço, isso irá repercutir dentre todas as pessoas que conhecem ou passam a conhecer esse produto/serviço, mas da forma que pode ser uma pessoa importante pode ser qualquer um, a maior publicidade e de mais efeito sempre será o "boca-a-boca", que com a ajuda da tecnologia, essa atitude passou a ser feita pela internet, onde consegue um número de receptores com muito mais agilidade, então se a prossumidora Camila Coutinho, fala de qualquer assunto de seu interesse no blog, pode criar novas clientes para uma linha de cosméticos ou arruinar com as mais fiéis clientes de um salão de beleza.

    Jéssika Araújo e Vanessa Dantas.

    ResponderExcluir
  12. O mundo está mudando, porque as pessoas estão mudando. O mundo está mudando, porque os conceitos estão mudando. Distâncias estão cada vez menores devido aos novos meios de locomoção, assim como a velocidade da informação está cada vez mais rápida por causa dos novos meios de propagação.Nesse ambiente de mudanças, a internet vem se consolidando como uma das mais importantes invenções da humanidade e causando um impacto gigantesco na vida das pessoas. Um desses impactos se diz respeito à utilização de redes sociais no ambiente online. As pessoas estão se relacionando, se agrupando, interagindo. As pessoas estão derrubando governos, desmascarando políticos corruptos, ajudando outros povos castigados por catástrofes. Em maior ou menor proporção, as pessoas estão descobrindo a força das redes. Do compartilhamento, do relacionamento, da recomendação em redes sociais online.O mundo está mudando porque as pessoas, em todos os seus papéis na sociedade, estão mudando. Entre tantos papéis desempenhados pelas pessoas, está o de consumidor, que é o indivíduo que, sendo capaz de sentir necessidades e necessidades culturalmente condicionadas, ao procurar satisfazê-las, faz uma escolha e uma compra, avaliando o produto – ou serviço – e suas alternativas.Na medida em que ele se conecta com outros consumidores, vai descobrindo, percebendo e utilizando sua força para corrigir, desmascarar, modificar e mesmo elogiar e contribuir para o crescimento de marcas, produtos e serviços. Existe portanto uma "quebra" das distancias, das paredes, por esse vínculo que o consumidor ativo encontrou para saber o que os outros pensam também sobre tal produto, empresa, marca, idéia.
    Grupo: Mírian, Ana Mayara, Kátya Maria.

    ResponderExcluir
  13. Prosumidor nada mais é do que o consumidor que produz conteúdo, ou seja, o produtor + consumidor. Ele é capaz de dividir suas experiências, pautar tendências e contribuir no processo de criação de produtos e serviços. O termo foi criado por Alvin Toffler, escritor de “A Terceira Onda”. Essa característica produtora começou a ser desenvolvida através da poderosa internet. Com ela, consumidores de todo o mundo identificaram a facilidade de comunicar e compartilhar. O consumidor deixa de ser passivo, não aceitando mais informação apenas de um emissor. Ele corre atrás de outras fontes, entende seus direitos e busca por eles e, enfim, cria voz nas redes propagando seus conhecimentos. A partir daí temos dois cenários que são encarados pelas marcas todos os dias: o prosumidor feliz e o prosumidor indignado.
    O primeiro relata suas boas experiências com uma empresa, elogiando ao extremo o atendimento, serviço ou produto. Para esse a marca precisa estar em conexão com seus comentários, respondê-los e replicar para outros consumidores relatando a eficiência de sua companhia. Além disso, através desse elogio é possível criar afinidade com o prosumidor feliz e recompensá-lo por sua “ajuda”, transformando-o em um exímio evangelizador da marca. O caso #kitkatnobrasil é uma clara manifestação do prosumidor feliz, que quer tanto desfrutar dos prazeres do chocolate que criou uma campanha especialmente implorando à Nestlé que o produto seja vendido em seu país. Se for feita a busca no Twitter do termo vemos milhares de citações e apoio de outros prosumidores. Mas cadê e Nestlé? Interação zero, nenhum tipo de retorno nas redes e pelo visto, muito pouco empenho para satisfazer seus clientes. Aliás, pode ser um “pulo” para se criar um ódio mortal da marca.
    Já o segundo trata logo de espalhar a sementinha do mal no Twitter, no Facebook, nos blogs, em sites especializados, noYou Tube, enfim, no maior número de redes possível. O prosumidor indignado foi maltratado de alguma forma. Recebeu um péssimo serviço, não foi atendido quando deveria ou percebeu que o produto não era satisfatório. Acredite, esse prosumidor é um perigo para qualquer marca, mesmo aquelas que carregam uma ótima reputação. A sementinha do mal é plantada, rapidamente disseminada e, principalmente, aderida por toda a audiência que recebe a indigniação. Existe um companheirismo nunca antes visto entre os consumidores. Todos se envolvelm com a reclamação alheia e sim, replicam e replicam sem parar o ponto negativo da empresa. Neste caso, não existe outra maneira mais indicada senão resolver urgentemente o problema do reclamante. Sim, a marca precisa ir atrás desse prosumidor e entregar a ele a solução dos sonhos. É indicado ainda dar um “extra” para que ele veja a preocupação em atender seus anseios antes frustrados. Quem não lembra do caso mais do que comentado do Sr. Oswaldo Borrelli indignado com a falta de presteza da Brastemp? Um case que serve de exemplo para qualquer marca preocupada com sua qualidade. A posição da marca demorou a ser bacana, mas no fim, resolveu o problema. Poderia ter se saído bem melhor se no início do processo fizesse seu trabalho de marca preocupada.

    Grupo: Romário Florencio, Wiliam do Nascimento e Walter Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vendas do chocolate Kit Kat no Brasil decepcionaram a Nestlé. Tempos depois em comemoração aos seus 90 a empresa decidiu relançar o produto no país, inicialmente sendo exportado pela Alemanha. A campanha feita pelas pessoas na época tomou grandes repercussões. Quando um prossumidor expõe sua opinião ,centenas ou dependendo de sua influência milhares de pessoas apoiam e ajudam a repassar as informações. As empresas precisam está atentas a essas pessoas, pois uma vez que elas tem bastante influência e a empresa não se preocupa em dá explicações e tentar (e realmente) mudar a situação ,caso seja negativa pode perder diversos clientes.

      Grupo: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira

      Excluir
    2. Realmente as empresas devem estar atentas em satisfazer seus clientes e é através dos prossumidores que geram informação que elas tem um bom meio de saber como seus clientes estão estão reagindo a determinado produto ... A partir de uma boa analise de mercado muitas soluções podem ser encontradas , boa maioria das empresas descobriram isso e no inicio a principal ferramenta foi o SAC que ouvia e aproximava a empresa do cliente , com o passar do tempo a internet tem se destacado como meio para essa integração o que foi algo produtivo para ambos os lados (consumidor e fornecedor)
      Grupo:Jainne Maria, Rennata Santana , Thalita Vidal e Yasmin Gomes

      Excluir
  14. O blog avaliado(http://www.reclameaqui.com.br/)
    É um blog bem organizado onde o consumidor pode ter acesso as reclamacões já feitas e comentar ou até mesmo compartilhar uma situação vivida com a empresa já citada (na postagem ) .Há também um espaço reservado para as reclamacões que já foram atendidas o que faz com que o internauta sinta que sua reclamação realmente surtiu efeito e que não está apenas comunicando a outros provaveis consumidores os riscos que a compra em determinada empresa fornece mas realmente resolvendo seu problema , podendo também tirar suas duvidas de como agir através do contato com pessoas que podem lhe ajudar . O que fornece não apenas respostas para uma recalmação , como também uma troca de experiencias entre os consumidores insatisfeitos.
    Espaços como esses são importantes para que prosumidor possam divulgar sua opniao com liberdade sobre algo que lhe incomodou e para que possa através de sua postagem fazer com que as empresas melhorem seus serviços, pois além de gerar um marketing negativo para a imagem da empresa a mesma pode aproveitar essa opnião para reavaliar seu desmpenho e tentar da maior satisfacão aos seus clientes .Podemos ter contato com uma pessoa que usou o blog para fazer uma reclamação de uma compra realizda pela internet e através dele pode entra em contato com a empresa e resolveu seu problema , foi tão bem atentido e continua a efetuar compras na referida empresa , um bom exemplo do uso desses espaços de reclamação por parte das organizações para fidelizar e satisfazer clientes.
    Ou seja , o papel do prossumidor é muito mais do que apenas fazer propaganda negativa é uma forma de fazer valer seus direitos e de melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados .
    Grupo : Jaínne Maria , Rennata Santana , Thalita Vidal e Yasmin Gomes

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O consumidor no cenário atual com a força das redes sociais e o desenvolvimento cultural, deixa de ser um mero expectador e passa a ser produtor de conteúdo, gera questionamentos e faz as empresas pensarem.
    Percebendo esse novo cenário as empresas estão investindo, maciçamente, em tecnologia da informação, tendo a internet como ferramenta fundamental nesse processo.O que está sendo muito comum.O Marketing, por exemplo, está voltando seus olhares para as redes sociais, redes essas que possibilitam experiências e estabelecem padrões de consumo; criam tendências e desenvolvem perfis de consumidores criativos e geradores de conteúdo, que pensam e fazem o outro pensar; que agem e fazem o outro agir, movidos pelas novas perspectivas lançadas pela rede mundial de computadores, que cresce com uma velocidade acelerada.

    Grupo: Rhayonara Nicacio e Tiago Lira

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Apesar do assunto ser complicado, é uma situação que esta ocorrendo nos dias atuais e que cada vez mais se torna uma tendência para o futuro, é um pouco sobre uma nova modalidade de consumidores.
    Segundo alguns especialistas, o simples consumidor deixará de existir daqui a alguns anos, dando lugar aos chamados “prossumidores”.
    Segundo o site: folhas da manhã (http://fmanha.com.br/blogs/cartasnamanga/2010/11/17/prosumidores-saiba-o-que-e/) os prossumidores são a junção das palavras profissional, produtor e consumidor, e diferencia-se do consumidor comum, pois esse novo indivíduo é mais envolvido no processo, não querendo mais ser enganado pela publicidade no modo geral. Ele sempre busca saber o que vai comprar, e se o produto vai trazer vantagens. Na maioria das vezes as informações são obtidas por colegas, familiares (terceiros).
    Os novos modelos de comunicação são explosivos, onde a interação é a palavra chave, as empresas incentivam e buscam a troca de contatos em redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter), os consumidores estão mais participativos, inclusive no processo de produção, tornando-se “coprodutores”.
    Com essa facilidade de transmitir informações, os prossumidores escutam mais opiniões e tomam suas decisões baseadas nas experiências dos outros.
    O prosumidor acredita ter tudo ao seu alcance (comum a quem tem conhecimento), e decide se paga ou não pelo serviço. Buscam a simplificação, menos marcas, menos intromissão em sua vida, menos confusão e mais produtividade.
    Este novo modelo de cliente é considerado mais proativo, buscando experimentar novidades, pois sabe que o tempo de lazer é curto, é mais equilibrado, responsável e comprometido, do que um simples consumidor. O prosumidor visa uma nova vida social, onde a geografia, o tempo, a política e a religião não são mais tão importantes, e sim a honestidade na propaganda, que ofereça o que realmente promete. Uma experiência inovadora.
    Uma situação em que podemos ver claramente diversas opiniões de prossumidores é no canal do Youtube; Zangado games, http://www.youtube.com/user/Zangado. É um site proativo destinado aos consumidores de jogos eletrônicos, principalmente aqueles jovens apaixonados por games da atualidade. Esse canal ajuda e dar dicas sobre videogames e todos os tipos de jogos, um canal aberto para identificar produtos bons e maus para o consumo. Já que é um canal do youtube, está aberto para criticas, sugestões e escolhas. Os prossumidores podem interagir com o canal, concordando ou discordando sobre o game em destaque. Ele avalia a historia do game, gráfico e jogabilidade., e por fim ele da sua opinião se vale ou não a pena comprar.
    As empresas estão usando essa nova interação para se beneficiar. Uma jogada de marketing, onde eles lançam seus produtos no espaço mais amplo de troca de informações, para obterem criticas. Desta forma, as empresas vão saber como seus produtos e serviços estão sendo avaliados por todos. Também se torna vantagem para o prossumidor, porque ele vai poder dizer o que acha do produto ou serviço, e o que pode melhorar para que ele utilize.

    Grupo: Alex Gonçalo, Felipe Carvalho, Jonathan Cristiano e Magno Lira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma forma geral no mundo atual, devido a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação, as pessoas podem colaborar em algum momento para a formação da opinião de outras pessoas.
      Como no caso acima citado, a plataforma interativa usada encontra-se no canal YOU TUBE, o usuário pode postar um simples vídeo podendo atingir milhões de pessoas e modificar a opinião e comportamento do consumidor digital sobre determinado assunto, no caso, games.
      Objetivamente o processo de comunicação de uma rede social virtual, como o YOU TUBE, por exemplo, ocorre gerando nesse espaço a otimização dos serviços oferecidos por empresas criadoras de jogos eletrônicos.

      Grupo: Thomas Henrique F. | Priscyla Ribeiro

      Excluir
    2. O Youtube é acessado por pessoas de todo o mundo . Sendo assim torna-se um canal de comunicação amplo , dando a possibilidade de o internatuta discordar ou não da opinião exposta, dá dua opinião etc. Cada vez mais canais com as característica como o do citado pelo grupo , vídeos com opiniões sobre determinado produto são postados e em seguida centenas de pessoas expõe sua opinião , seja ela a favor ou contra.

      Excluir
    3. Exatamente o que quisemos mostrar em nosso post é que um canal como youtube, gratuito pra todos, temos a liberdade de expor os vários tipos de informações dúvidas, elógios, consequências de comentário isso tudo muito rápido.Tudo isso com muito facilidade e liberdade tanto pra o consumidor quanto para as empresas que queiram ter o seu canal comunicação com os seus clientes.

      grupo- Alex gonçalo,felipe Carvalho,Jonathan Cristiano,Magno Lira.

      Excluir
  20. É notável o número de formadores de opiniões que se encaixam diretamente e indiretamente no que vem a ser considerado um "PROSSUMIDOR", termo este que representa uma junção de CONSUMIDORES + PRODUTORES (de conteúdo). Que de maneira voluntária ou quando são convocados à expor sua opinião sobre determinado produto e serviço, por exemplo. Acabam influenciando e modificando a opinião de outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, econômico, entre outros. Isto acontece porque agora as pessoas podem manifestar-se e serem ouvidas mais do que nunca.
    Diante disso, o Prossumidor tem a seu favor uma ferramenta de suma importância, a "INTERNET"; que com sua ampla conexão atinge as pessoas certas para que tais produtos/serviços fiquem de acordo ao gosto do cliente.
    Cada vez mais, o consumidor final, respectivo cliente, está ciente de que pode ser atendido, dai torna-se mais exigente, quando refere-se ao quesito qualidade.
    E ninguém é mais indicado do que um PROMISSOR para auxiliar o consumidor comum, pois eles compreendem melhor as estratégias de marketing e, por isso, são mais exigentes. Procuram ativamente informações e opiniões e tem consciência de sua importância para os retalhistas e para os parceiros das marcas.
    Como é o caso do IT BOY - Leonardo Azevedo, que dispõe de um espaço na internet, atuando como Editor do Blog de comportamento e moda masculina (Armário Masculino) | http://www.armariomasculino.com/.
    O blog é tido como um dos mais influentes no meio fashion e social, onde ele utiliza das mais variadas maneiras possíveis, seja por texto corrido e vídeos por exemplo, para expor suas críticas e sugestões dos produtos (roupas, calçados, cosméticos) e serviços (viagens, salão de beleza, lojas) que ele utiliza, recomendando ou não para os seus leitores.
    Quando o produto ou serviço é bem elaborado, a repercussão é positiva, fazendo com que a marca criadora seja bem querida no cenário comercial, aumentando assim o seu leque de consumidores. Porém nem sempre é assim, em determinados momentos, chega ao caso de algumas marcas terem de reformular seu produto/serviço para que atenda as necessidades do cliente, ou até em casos extremos, a remoção por definitivo do mercado.
    Dai então a importância do elo (PROSSUMIDOR + INTERNET + EMPRESA), pois juntos veem a atender ao produto de acordo com o gosto e/ou necessidades do consumidor.

    Grupo: Thomas Henrique F. | Priscyla Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. Estamos vivenciando uma das maiores revoluções da história do marketing. As empresas que colocam produtos e serviços à disposição do consumidor estão sujeitas à legislação que regula as relações de consumo.
    No que vem a reforçar a missão básica de toda e qualquer organização, a satisfação e/ou atendimento das necessidades dos clientes. Para isso, uma empresa que espera não ter futuros problemas com o consumidor final, antes de lançar seu produto, realiza todo um estudo/pesquisa para que não venha ser rejeitada causando assim, um ônus para sí própria.

    Grupo: Thomas Henrique F. | Priscyla Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. As pessoas deixaram de aceitar calados o que lhe era imposto . Com a chegada da Era Digital os consumidores passaram a expor suas opiniões na grande rede (Internet) e influenciar pessoas em todo o mundo . A criação de blogs em que as pessoas são caracterizadas como prossumidores vem em uma crescente. Cada vez mais as pessoas expõe suas opiniões sobre determinado produto ou serviço e influenciam diversas outras. As empresas começaram a perceber a influência dessas pessoas e passaram a dá uma maior importância , pois se seu produto é bem aceito é um ponto positivo para ela , caso seja destacado algum ponto negativo é um sinal de alerta para que a empresa reveja seu produto ou serviço e possa melhorá-lo e satisfazer o cliente.

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante o comentário do grupo de Marian Isabel quando ela diz "Distâncias estão cada vez menores devido aos novos meios de locomoção, assim como a velocidade da informação está cada vez mais rápida por causa dos novos meios de propagação. Nesse ambiente de mudanças, a internet vem se consolidando como uma das mais importantes invenções da humanidade e causando um impacto gigantesco na vida das pessoas". O que nos leva a questionar quais são esses impactos gerados ao cotidiano das pessoas. No aspecto consumidor pode ser notada uma grande mudança, pois existe a possibilidade de interação do consumidor com as empresas e não apenas um contato distanciado. Pode-se dizer que esta participação é um avanço, pois permite a substituição de mercado de produtos massa com produtos personalizados de acordo com as exigências do consumidor. Entretanto analisando o aspecto econômico, a produção dessas empresas terá uma produtividade menor se produzido produtos a um processo de customização de massa de acordo com as exigência de seus consumidores. Você concorda com esta analise? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa forma de venda com produtos custumizados também pode ser muito lucrativa, levando em consideração que as pessoas querem ser únicas, diferentes e se quiserem e poderem pagar a mais pela exclusividade agora tem essa opção, no entanto, respondendo sua pergunta, acredito que nao substitui o mercado em massa, que também tem seu publico que procura um menor preço. Encontramos esses dois públicos em diversos segmentos: vestuátio, automotivo, tecnologicos, entre outros. Existe mercado para todos.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Otimos comentários foram feitos a respeito dos prossumidores e da importância da internet para maior proximidade entre os clientes com as empresas, é fundamental que nós, profissionais de Marketing, sejamos conhecedores desse novo cenário do mercado. Quero mostrar pra vocês um exemplo do setor alimentício, que particularmente é um setor que precisa de uma atenção redobrada nesses assuntos, tendo em vista que uma avaliação negativa de um restaurante na internet pode causar serios danos.
    o Site Tripadvisor.com.br é um site guia de viagens, que traz informações sobre lugares no mundo todo e disponibiliza um espaço para os prossumidores fazerem avaliações sobre os restaurantes, ainda com uma interação com o facebook, mostrando as avaliações dos amigos. Na minha pesquisa encontrei diversas avaliações dos restaurantes de Caruaru, não vou citar nomes por uma questão de etica, mas vocês podem conferir: http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g1784979-d2386220-Reviews-Caruaru-Caruaru_State_of_Pernambuco.html

    Exemplo de um prossumidor que avaliou um dos restaurantes da cidade em Dezembro 25, 2012

    "Ótimo local para se fazer um jantar romântico ou mesmo em família. A comida é uma delicia e o ambiente é ótimo (climatizado), atendimento ótimo. Mas detesto chegar lá e estar passando a novela ou jornal na televisão. Se quisesse assistir a globo ficava em casa. Infelizmente isto é um provlema comum nos bares e restaurantes de Caruaru. Gosto de sair para lugares com música e shows."

    Nesse site é podemos ver diversos exemplos de avaliações tanto positivas como negativas. Útil para os consumidores, mas preucupante para os profissonais de Marketing dos restaurantes.

    ResponderExcluir
  26. Em relação ao fórum 2


    Um caso especifico e regional que observamos são as obras que estão acontecendo na nossa capital pernambucana. Recife receberá 3 jogos da copa das confederações e 5 partidas da copa do mundo da FIFA 2014. E para tal foi criada a Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata, pois segundo o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, a escolha por São Lourenço da Mata teve como objetivo promover a desconcentração metropolitana para uma área considerada carente.(Mostrando assim um aproveitamento das oportunidades) “Nós fizemos isso para usar a arena como um vetor de atração para o crescimento metropolitano para o oeste. Nós temos aqui uma concentração de população e atividade econômica muito grande no litoral da região metropolitana e um relativo vazio espacial, econômico e demográfico no oeste”, disse ele. Isso foi de uma ideia muito inteligente pois sabemos, que a região metropolitana do Recife passa hoje por um caos em sua mobilidade urbana... trânsitos enormes, falta de organização e de controle.
    Também para facilitar o acesso dos turistas a principal via de chegada à cidade da Copa, a BR-408, precisou ser duplicada e ganhar um conjunto de viadutos. A linha Centro do metrô recebeu mais uma estação, a Cosme e Damião, localizado a 2 quilômetros da arena, integrada a um terminal de ônibus metropolitano. A 3 quilômetros da arena, já funciona o terminal de ônibus interestadual e metropolitano integrado à estação de metrô (rodoviária). Há também o ramal da copa, via que atravessa um terreno de 252 hectares, no qual está localizada a arena (que ocupa 35 hectares no restante do terreno).
    Mais aí e quem vem os problemas e as possíveis chances de isso dar errado, vem a prática ao invés da teoria. Segundo o Diário de Pernambuco -‘’O metrô que vem sendo desmerecido como transporte de massa, vem sendo, na verdade, a principal alternativa viária para a Arena. E para quem não lembra, os recursos do PAC Copa não foram destinados ao metrô. Todos os investimentos estão sendo aplicados para os corredores de ônibus exclusivos; A estação Cosme e Damião está muito longe de suportar grandes eventos. Todos sabiam disso. A plataforma tem capacidade de estocagem de 1,4 mil pessoas. Mas recebeu uma multidão de mais de 35 mil pessoas. Não havia nenhum sincronismo entre os ônibus e os trens. E nem poderia. Simplesmente não cabia tanta gente no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mesmo assim, ela continua a ser a única opção para quem vai de metrô.’’
    Ou seja, tudo parecia muito bonito no papel mais a realidade é outra. Mas, mesmo não estando totalmente prontos para tal evento, ou com muitas falhas iremos realiza-lo de fato, e temos que nos aproveitar ao máximo desse beneficio e desse desenvolvimento que ele irá trazer. E também fica a critica : se conseguimos reunir esforços para melhorar nossa cidade para eventos esportivos, temos que também olhar para nossa realidade e tentar muda-la, pois a copa passa, mais nossa realidade fica.

    Equipe : Cibely santos e Priscila Caroliny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente a proposta de lançar a arena para uma cidade antes não valorizada pela região é espetacular. Porém a estrutura de atender essas necessidades no evento não foram bem estudadas. Como citado há barreiras que impedem o bom acesso ao local, como os metrôs.
      Pode ser que após os eventos esportivos, a região realmente tenha a valorização que lhe foi proposta, fazendo com que haja uma desconcentração do centro de recife para toda região metropolitana igualmente.

      Equipe: Ana Mayara Rito | Thamires Limeira

      Excluir
  27. - FÓRUM 2

    Com a chegada dos eventos esportivos no Brasil é necessário que se façam reajustes em torno das principais cidades sedes dos eventos. Relacionado à mobilidade, muitas dessas cidades estão fazendo planos de melhorias em relação ao trânsito, infraestrutura, qualificando os profissionais para um bom desempenho. Com a necessidade de uma melhoria em relação à mobilidade, oportunidades foram criadas em meio à região. Novos empregos, valorização de regiões antes não conhecidas (um bom exemplo temos Recife, onde a arena construída para os jogos foi na cidade vizinha, São Lourenço da Mata), algumas empresas estão investindo na qualificação dos funcionários para atender bem a demanda decorrente dos eventos, o governo federal está ajudando muito na área de segurança pública, telecomunicações e outras.

    Mesmo com o grau de desempenho dos profissionais para a chegada da copa, a mobilidade ainda é um fator preocupante. Temos alguns bons exemplos de algumas cidades em que a mobilidade para os eventos é um grande desafio, como mostra no site contramao.una.br:
    "Não há mais tempo para testes e a cidade se prepara para receber turistas de diferentes partes do mundo. Por isso foi montado um esquema de restrições no trânsito da área do Mineirão, em termos de acesso, e da Praça da Estação, para os eventos festivos que ocorrerão no centro da capital. Além disso, foi determinado ponto facultativo nas repartições públicas estaduais de BH e em cidades da região metropolitana."

    Equipe: Ana Mayara Rito | Thamires Limeira

    ResponderExcluir