Fórum 1 – 2013.2 –
- Assistam ao breve vídeo “Tendência de consumo mundial” (caso não
consigam acessar diretamente pelo blog, segue link: http://www.youtube.com/watch?v=GfHZFXsUMIQ&hd=1
).
Em nosso primeiro Fórum de Discussão deste semestre, em grupos (de três
ou quatro alunos), vamos pensar a respeito dos diferentes cenários que são
traçados para nosso futuro enquanto consumidores, isto é, pensando nas
tendências de consumo apontadas por diferentes pesquisas...
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Em especial, neste fórum, vamos problematizar a ideia do ‘consumidor
cansado’ que os palestrantes apontaram... O grupo deve exemplificar essa ideia
neste fórum.
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Além disso, vamos pensar também na perspectiva de desaceleração nesse
ritmo de ‘acúmulo desenfreado’ de bens tangíveis, que tem caracterizado nosso
padrão de consumo. Como podemos compreender essa tendência de desaceleração se
ao mesmo tempo os cenários indicam crescimento econômico e aumento no consumo?
De que forma se pode acumular menos bens tangíveis, e ao mesmo tempo consumir
mais? Que setores da economia podem se favorecer dessa tendência? E os
segmentos populares no Brasil, seguirão essa tendência?
Enfim, o grupo deve trazer casos específicos que ilustrem essas ideias. Problematizem aqui no Fórum do Blog
Administração Mercadológica UPE suas observações sobre esta proposta de
discussão...
À medida que cada grupo for postando suas ideias, os outros grupos devem
continuar participando (lembrem-se de citar os nomes de todos os integrantes, a
cada postagem) trazendo suas observações sobre as contribuições dos demais.
Participem e interajam! Esse primeiro fórum vai até o dia 10 de outubro (10% da
1ª Av.).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Capacidade de argumentação do grupo; Interação
com outros grupos de colegas na discussão; Qualidade e veracidade das
interações; Apresentação de informações importantes para a discussão; Correta
citação de fontes de terceiros; Uso, no fórum, de conteúdo estudado ao longo da
disciplina.
Os consumidores já estão cansados em meio a este ciclo vicioso do consumo desenfreado, que provoca um falso contentamento. Acreditando que ao adquirir “aquele produto” se tornariam mais felizes e satisfeitos, porém a satisfação é momentânea,e muitas vezes o produto é desnecessário.
ResponderExcluirPor consequência, o consumismo provoca o acúmulo de resíduos no meio ambiente, descartando toneladas de lixo e agredindo diretamente o meio em que se vive.
O primeiro passo para quem quer reduzir o consumo é comprar produtos com uma real utilidade, levantando a questão de reaproveitar ou usar o máximo possível do que já possui. É preciso saber o limite da sua realização pessoal e não transferir para o seu consumo sua ansiedade, frustração e baixa auto estima. Portanto, consumir menos e de forma mais racional, buscando a conscientização na hora da compra não se deixando levar pela pressão
imposta pela sociedade.
Por isso, vale ressaltar que em meio a esse consumismo, vivemos um tradeoff entre crescimento econômico e a agressão ao ambiente sustentável, pois à medida que o consumo aumenta as pessoas vão utilizando ''as tendências'' e a natureza vai sendo agredida diretamente.
Então, como podemos alcançar o crescimento da economia sem que o meio ambiente seja prejudicado por isso?
Amannda Melo, Laís Pontes e Renatha Carvalho.
A questão talvez não seja simplesmente parar de consumir, e sim as pessoas perceberem o que é de fato importante para si, realizarem uma auto análise e decidirem se é ou não preciso comprar e consumir mais, se por exemplo, o celular que tem serve para o que está precisando, ou, se comprará o mais moderno da loja para se sentir bem até um novo lançamento, gerando um ciclo vicioso com pessoas cada vez mais alienadas do que são, querem ou precisam.
ExcluirOutra preocupação, que é o meio ambiente que ainda está mais bastante prejudicado, tem como "salvação" as empresas que investem em sustentabilidade, produtos voltados para uma diminuição da poluição.
A economia não será tão afetada, continuará e ascensão, porém, de forma moderada e até mesmo mais consciente diante dos fatores prejudiciais ao meio ambiente.
Ana Rafaela, Dayane Mayra, Kássia Bispo.
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Excluir- A população em geral estar viciada em desejos, como nosso colegas de sala vem comentado, que não são analisados antes da vontade, pois a mente não para e pensa no futuro. É o querer a mais do que já se tem, nosso país estar a cada dia ficando mais " pesado e apertado " , de tanto material desnecessário, que provoca mais poluição e gera mais doenças para todos nós. Mais não é por isso que devemos parar de consumir, mas devemos parar com essa sede de desejos continuo.
ExcluirRomeriton Fábio,Elielson Simplis,Jonh Allyson,Vanessa Thais.
Complementamos que diante a isso tudo que foi levantado nesta discussão, se as pessoas se conscientizarem e reduzirem radicalmente a quantidade de produtos que elas consomem, o problema sobre a agressão a natureza seria diminuído em pequena parcela. Entretanto a economia seria afetada, pois haveria redução na quantidade demandada de produtos e o ponto de equilíbrio entre a oferta e demandada seria deslocado e isso prejudicaria a economia assim nos prejudicando consequentemente.
ExcluirAMANNDA MELO, LAIS PONTES E RENATHA CARVALHO.
A “mega tendência” no cenário mundial nas ultimas décadas é realmente a sustentabilidade, que veio se consolidando e ganhou espaço entre os principais debates de líderes mundiais. Entender o consumir menos e/ou com menos degradação do meio ambiente não foi fácil para os executivos das empresas. Mas, ao ver que o consumidor exausto de acúmulo de lixo em seus armários vestiu a camisa desse ato e revolucionou esse cenário, transformou em desafio para as empresas tornar o sustentável chique e gerar valor para os clientes com produtos ambientalmente corretos. O próprio mercado levou as pessoas ao consumo exagerado por décadas. A todo instante a publicidade e a propaganda nos levou a consumir cada vez mais, gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente, mas agora tomando como exemplo o próprio mercado de luxo, que se mostrou menos carregado, o consumidor de todos os segmentos quis apostar na ideia. Por exemplo, o RIO¬+20 foi um evento que entrou para a história não apenas pelo seu significado político, mas por ser um evento de magnitude mundial que com certeza mexeu com a cabeça do consumidor e fez as pessoas olharem para o consumo de modo diferente.
ResponderExcluirIali Ramos, Mirelly Tabosa, Bruna Samara e Briza Marinho.
É muito importante a conscientização da sociedade numa questão tão importante que é a sustentabilidade hoje em dia, o investimento nesse meio vem crescendo mais a cada dia que passa e os resultados ainda pouco vistos em comparação com o marketing e propaganda, que são voltados para o consumismo, futuramente poderá ser melhor observado e aperfeiçoado pelas novas gerações.
ExcluirAna Rafaela, Dayane Mayra, Kassia Bispo.
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ResponderExcluirO mundo está de um jeito, onde "comprar" é ter status de superioridade, de destaque. As pessoas não tem mais noção de suas reais necessidades, compram sem limites. Não é a toa essa alienação hoje, tudo influencia. Há anos o nome sustentabilidade é motivo de reuniões e discussões em empresas de muitos ramos pelo mundo. Começa a bater uma preocupação pelo meio ambiente. Apesar de muitas mudanças já ocorridas, não é suficiente, sem haver consciência dos consumidores e influência das empresas em mudar essa alienação. Chegará uma hora que isso vai parar de vez, de um jeito ou de outro. As pessoas se cansarão de comprar e comprar, ou, a matéria que se utiliza para fazer esses produtos se esgotará. Esse ano, o foco de um grande evento europeu, chamado "Texprocess", foi exatamente a sustentabilidade. Grandes empresas procuraram e discutiram melhorias na produção têxtil de seus materiais e máquinas, envolvendo a redução do consumo de água e energia. Apesar desse consumismo todo, as pessoas já começam a ver com outros olhos.
ResponderExcluirEraclides Alves, Italo Almeida e Kassio Ramos
O cansaço com relação ao consumismo exacerbado já é algo notório em parte da sociedade, ainda se concentra em suam maioria no setor de luxo, porém, é preciso que a sociedade perceba que o consumismo em demasia não vai deixa-la mais feliz, ou terá algum poder, e sim que daqui a um período de tempo muito curto terá que comprar mais novamente para voltar a ter o falso status que tanto almeja.
ExcluirOs grandes eventos que são propostos são muito importantes para a disseminação desse novo estilo de vida, dessa nova maneira de "olhar" para que se adequem, porém, precisa ser mais divulgado e melhor trabalhado para que isso não fique somente na classe de luxo, que repasse à todas as outras com maior acessibilidade e com o mesmo objetivo, que não é parar de consumir, e sim ter a consciência do que deve e como irá consumir.
Ana Rafaela, Dayane Mayra, Kássia Bispo.
Concordo! Não só nas classes de luxo. Deve haver um trabalho com maior finalidade, onde se possa explorar todos os pontos, tentando ficar em dia com a natureza, sem deixar as empresas no prejuízo. Esse seria o tal motivo, pela falta maior da divulgação ou um melhor trabalho. Na verdade, a maioria das empresas só querem transparecer o status de sustentável, se saindo de "boazinhas",mas não passa de uma armação. Isso tem que mudar, não é só falar e sim agir.
ExcluirEraclides Alves, Italo Gomes e Kassio Ramos
Á medida que a preservação ambiental se tornou um fator de diferenciação para as empresas, caracterizando como uma oportunidade de negócio surgiu à preocupação por parte destas entidades em incluir este fator nas suas estratégias de negócios. Logo, foi importante a adoção de tecnologias ambientais, gestão ambiental, racionalização dos recursos naturais.
ExcluirÉ notório que atualmente na execução de um projeto para criação de uma empresa, se é indispensável o uso do apelo à sustentabilidade pois o mercado consumidor cobra isso. As iniciativas como as de embalagens retornáveis, madeira de reflorestamento fazem com que os consumidores sintam-se menos culpados e conscientes que estão contribuindo mesmo que de uma forma indireta para preservação do meio ambiente.
AMANNDA MELO, LAÍS PONTES E RENATHA CARVALHO
Por mais que algumas pessoas retruquem ao falar que não seguem as tendências eu são praticamente impostas pela sociedade, o que vivemos hoje, é a prova do quem nem elas próprias se apercebem.
ResponderExcluirTer dinheiro atualmente para a grande maioria significa comprar tudo que tem pela frente, afinal de contas, o acúmulo exacerbado de propagandas com marketings maravilhosos que estimulam à compra levam a esse consumismo desenfreado. Porém, até quando as pessoas vão continuar a comprar e deixarem ser induzidas ao consumo sem se importar até onde isso vai chegar? Os efeitos q poderão causar tanto para si mesmas, e até mesmo no ambiente.
O setor de luxo já percebeu tudo isso, a tendência ao consumismo já é algo do passado, eles já sabem o que querem, o amontoado de cosas dentro do armário já não é algo tão agradável, sabem as lojas quem vão comprar, a poluição visual que muitas lojas fazem em suas vitrines é algo que não á mais tão apreciado. Com isso, além de aderir a um novo estilo de vida, com novos costumes, muitos ouros benefícios são também observados, como no meio ambiente, um melhor aproveitamento, diminuição da poluição, etc.
Muitos estudos já provaram que as tendências partem do topo, luxo, e se discriminam nas outras classes, a nova tendência já foi “lançada”, é questão de tempo para que os outros setores passem a segui-la por seguir, ou por levantarem a si mesmos questões como, por exemplo, de se já não está na hora e dar um basta nesse consumismo? De que até quando eles vão aguentar as propagandas exacerbadas estimulando à compra? A percepção de que o “ter” não significa que tem status, poder ou algo semelhante. E com,o diante da nova tendência, os diversos setores da economia reagirão a tudo isso?
Ana Rafaela, Dayane Mayra, Kássia Bispo.
A vista de como o consumismo é fortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas, e este é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais compulsivo. A modernidade e suas facilidades despertaram nas pessoas um desejo maior pelo novo, moderno e atualizado, estimulando não só a compra, mas também a necessidade de se sentir inserido no meio em que se vive.
ExcluirEmbora todo o século XXI, esteja voltado para esse consumo, imposto por a própria modernidade junto a facilidades que vieram com ela, cabe à mesma o papel de ré-modernizar a política de consumo na qual vivemos, pois a partir do momento que surge novas tendências, como o uso de alternativas sustentáveis e materiais de reaproveitamento, as empresas, a mídia e o governo tem o importante papel de divulgar e repassar para os consumidores, a nova "moda". Desse modo a sociedade, poderá acompanhar as novas influências, sem que a economia sofra um forte impacto e ainda contribuindo de forma sustentável. Por fim, atendendo ainda de forma consciente as expectativas dos clientes, na ânsia e desejos por produtos e serviços super modernos.
AMANNDA MELO, LAÍS PONTES E RENATHA CARVALHO
As pessoas hoje compram muito tambem para satisfazer ou preencher vazios, e para conseguir um lugar num grupo social, na grande maioria acreditamos que essa desaceleraçao seja a infaçao alta ,os setores que mais se beneficia é moda pois a todo momento lançam roupas acessorios e eletronicos entao esse setor permanece firme a todo instante ,Imitando o desejo de consumo das elites, a maioria deseja também consumir as novidades do progresso. Assim, o progresso vai na direção da ampliação da produção destes bens para as massas, pois, o que é hoje desejo, capricho e luxo de uns poucos, será necessidade pública amanhã (Hajam vistos os celulares). Deste modo a produção econômica deve estar voltada para satisfazer os desejos das elites, pois estes serão as futuras necessidades das massas. E para a massificação destes bens é indispensável o progresso. Porque desejamos o que os outros já possuem e nos esforçamos por consegui-lo, existe o progresso. O desejo mimético é o seu propulsor.
ResponderExcluirMORGANA CRISTINA ,WALISON HENRIQUE,SILMARA ALVES
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ResponderExcluirSabe-se que o consumismo vai além do que uma simples compra ,de algo supérfluo ou desnecessário,de uma atração inevitável por um bem ou serviço; o consumo está inerente à vida,
ResponderExcluirNo Brasil, com sobrevivência à crise mundial sem muitos "arranhões" , aqueceu a economia e aumentou a confiabilidade no mercado brasileiro.
Consumismo é um recurso socialmente construído para o seu relacionamento à propaganda, marcas, cultura, conversas e historias da vida, é o modo ativo de relação, não só com objeto, mas com o mundo. O ser humano tem habilidade de identificar suas carências para procurar suprir as suas necessidades. Visando o isso algumas empresas, que também se preocupam com o bem estar do planeta, estão redesenhando seus produtos e meios de produção para a fabricação de produtos sustentáveis.
Allgleidsanny Raimundo,Amanda Katarynny,Amanda Drielly,Pollyanna Lyra
Apesar da conscientização dos consumidores, percebendo que realmente estão consumindo sem se preocupar com o meio ambiente, de forma que tendem a desacelerar o consumo, ainda há um aumento do consumo na economia porque as empresas produtoras, também se conscientizando em prol do meio ambiente, estão se preocupando em produzir produtos sustentáveis.
ResponderExcluirOs setores que mais se beneficiam com essa "onda sustentável" são os que comercializam matéria prima para a produção de bens sustentáveis. E consequentemente as empresas produtoras desses bens, que ão de lucrar muito mais, diante da conscientização dos consumidores para com o meio ambiente.
Allgleidsanny Raimundo, Amanda Drielly, Amanda Katarynny e Pollyanna Lyra.
Como combater o consumo?Pra combater consumo exagerado, o governo deve investir em educação, educação financeira, sustentabilidade!O Problema e o mal do capitalismo, não é o sistema capitalista, mas o poder que poucos detiam sobre outros. Geralmente causados por leis que atribuiem poderes demais aos governos e seus poliíticos e esses agiam para se beneficiar.
ResponderExcluirO governo deve apenas monitorar e gerar politicas que proporcione crescimento e desenvolvimento iguais.
Romeriton Fábio,Elielson simplicio,Jonh Allyson,Vanessa Thais
A sociedade Moderna se caracteriza pelo consumo em massa de bens e serviços. O consumo em si não é um problema, as pessoas cada vez mais buscam de forma exagerada o consumismo por status, e até mesmo em realizar seus desejos. Ocorrendo então a exploração excessiva dos recursos naturais, desiquilibrando o nosso planeta.
ResponderExcluirRelatórios de respeitadas organizações ambientais defendem que nós seres humanos, já estamos consumindo mais do que a capacidade do planeta. (Relatório planeta vivo) (wwf 2008) . De acordo com o grupo de Ana Rafaela realmente é mais uma questão desconsciência das pessoas.
Laylma Alanna , Rubiana Oliveira , Tatiana Alexandre .
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ResponderExcluirVivemos em meio a algumas transformações ocasionadas pela Revolução Industrial, pela globalização e pela inclusão do capitalismo na sociedade contemporânea, que consequentemente impulsionaram o consumo mundial. O crescente e descontrolado ritmo de produção aliado ao consumo irracional promoveu a degradação do meio ambiente em níveis exorbitantes. Cabe então ao consumidor, o papel de sensibilização, quando se refere ao impacto que o mundo vem sofrendo por conta, deste consumo exacerbado. Basta levar em consideração, por exemplo, as etapas do processo produtivo que começa desde a utilização irracional da matéria prima, da produção permeada de produtos tóxicos e químicos à distribuição, com o objetivo de vender os produtos no menor tempo possível, evitando que os mesmos não fiquem obsoletos no mercado com o próprio consumo, que se caracteriza como a etapa principal até a sua destinação final. Todo esse processo é apresentado de forma linear e finita, denominado economia de materiais. Inicialmente, para compreendermos essa relação entre consumo e sustentabilidade, é necessário conhecermos o que alguns estudiosos defendem como as cinco dimensões discutidas por Nascimento, referente ao Desenvolvimento Sustentável. Nascimento (2012) discorre que: A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua auto-reparação ou capacidade de resiliência. A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. A terceira dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Outro aspecto que ele ressalta na definição do Desenvolvimento Sustentável é a cultura. Não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos, uma sublimação do valor ter mais para o valor ter melhor; se a noção de felicidade não se deslocar do consumir para usufruí-lo.
ResponderExcluirAMANNDA MELO, LAIS PONTES E RENATHA CARVALHO
É bom salientar também que o fato gerador do consumismo está alinhada com as tendências tecnológicas. Onde a tecnologia nos proporcionou um novo jeito de comercializar os produtos, exigindo mais qualidade, rapidez e segurança. Assim, de uma forma geral o consumo está ligado diretamente ao vício da população pois somos gerados por desejos,valores, constumes e cultura. Proporcicionalmente a esse fato, as organizações no que se trata de consumo utilizam politica de boas práticas que estão voltadas para bem estar do planeta.
ResponderExcluirCarolyne Melo, Maria Aparecida, Mayara Wanderley, Rayane Rodrigues
Discussão encerrada. Obrigada a todos pela participação!
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