terça-feira, 22 de abril de 2014

Especialista fala sobre desafios do poder público em comunicação e marketing

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2014/02/especialista-fala-sobre-desafios-do-poder-publico-em-comunicacao-e-marketing-4426344.html

Por Dorvalino Furtado Filho - 20/02/2014

 

"As empresas públicas estão submetidas a intensos desafios pelas fortes e rápidas mudanças advindas da inevitável transição de sociedade industrial para uma sociedade de informação, o que torna ainda mais prementes as modificações nas suas estruturas a fim de atender demandas diárias e prioritárias para a imagem institucional. Já é realidade que não há uma consciência forte do cidadão-contribuinte, que, aliás, deveria fiscalizar mais a aplicação dos recursos públicos.

Nesse contexto, o conceito de marketing público ajuda os poderes e se sustenta na programação de uso de seus instrumentos, considerando sempre que a legitimidade da administração pública em comunicação e marketing depende do atendimento das necessidades e dos desejos da sociedade. Caso contrário, se abre um espaço, que já é comum, para o questionamento da razão de ser do próprio governo ou de suas instituições no país.

Por outro lado, a comunicação e/ou marketing de instituições do governo devem ser sistematizadas a fim de que cada projeto tenha linguagem e identidade próprias. Assim, um plano de comunicação e marketing público precisa agregar uma marca ou um traço fundamental que desenhe de maneira transparente e com bases morais os contornos de suas ações primordiais e necessárias.

Pode-se dizer, portanto, que na democracia as gestões dependem grandemente da eficiência de uma propaganda política muito bem projetada e, sobretudo, honesta pelos meios de comunicação. Que cumpram esse papel preponderante, sempre com a convicção filosófica de que é preciso vender o "chiado da fritura e não o bife". Os administradores e legisladores que optarem pela inovação na comunicação pública — começando pela extrema valorização da cultura – já começam a mostrar a verdadeira identidade ao dar o primeiro passo para um diferencial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário