Por Artur Cesar, Manaus - 15/09/2013
Um
alto executivo do Google relatou em recente conferência realizada em
Toronto, no Canadá, que tinha recebido uma ligação de um usuário
conhecido reclamando que toda vez que acessava seu computador era
bombardeado com propaganda de produtos e serviços relacionadas a bebês. O
espanto era porque ele estava separado e vivia apenas com a filha
adolescente em casa. Um verdadeiro absurdo, dizia o desavisado pai. A
filha já buscava informações sobre os cuidados com o futuro rebento
antes de ter dado a notícia ao futuro vovô.
Este é um bom exemplo de como a quarta onda da Internet
já é uma realidade e também uma importante aliada das empresas que
querem atingir seu público-alvo de forma mais rápida e eficaz. “O Google
vai conhecer você tão bem que será possível prever o que você quer
antes mesmo de você buscar”, prevê o empresário amazonense Marco Cabral,
responsável pelo único escritório da WSI na região Norte do País. A
empresa é uma gigante mundial no setor de marketing digital avançado,
atualmente com 1.500 unidades instaladas, em 87 países. No Brasil ela
chegou há três anos, em Manaus há apenas 18 meses.
“O Google é uma empresa de tecnologia
e a WSI é uma empresa que viabiliza essa tecnologia para as empresas”,
explica Cabral. Toda essa estrutura busca utilizar um conhecimento
global para se obter um resultado local. "O
marketing digital é a plataforma que hoje obtém os melhores resultados,
mais que o tradicional (rádio, TV, jornal). Hoje as pessoas passam mais
tempo do seu dia na frente de um computador”, afirma o empresário, que
faz questão de observar que isso não representa o fim do marketing
tradicional.
De
acordo com Marco Cabral, que participou da Conferência Global da WSI,
em Toronto, no final de agosto, outra vantagem da mídia digital é que as
empresas conseguem mensurar a objetividade das campanhas e entender o
comportamento de seu público-alvo, otimizando o serviço prestado. “O marketing
digital também tem uma grande vantagem: quando o cliente sente
necessidade e busca pelo teu serviço, você aparece como solução naquela
hora”, afirma o diretor-presidente da unidade Amazonas da WSI.
Ondas de invasão
Um
dos pontos destacados por executivos do Google durante a conferência em
Toronto, foram as quatro ondas da Internet: a primeira com o surgimento
dos websites; a segunda com o aparecimento das redes sociais; a
terceira com o uso do mobile, smartphones e tablets. Hoje vivemos as
consequências do tsunami da Big Data. Todo o acesso a rede mundial de
computadores gera informações, que podem ser direcionadas para antever
desejos e até ações. Próximo da ficção científica,
como no longa “Minority Report” com o astro Tom Cruise, a polícia dos
EUA, por exemplo, já consegue prever o porcentual de chances que
determinada pessoa tem de cometer um crime. Trazer isso para a realidade
do mercado de negócios é uma arma poderosa na conquista e fidelização
de clientes. O sucesso pode estar a um clique, literalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário