Por: Rafael Farias Teixeira - 24/10/2014
O húngaro Peter Arvai foi considerado um louco quando, em 2008, decidiu abrir sua startup em meio a crise financeira global. Hoje o Prezi, ferramenta que permite as pessoas criarem e compartilharem apresentações, tem mais de 45 milhões de usuários pelo mundo – 1,5 milhão apenas no Brasil, o mercado com o crescimento mais acelerado dentro da empresa.
Atualmente, o Prezi deixou de ser um recurso buscado avidamente por executivos e empreendedores que querem melhorar suas apresentações. A ferramenta estendeu seu alcance para a educação e para o dia a dia de muitas pessoas.
Em março desse ano, Arvai se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para oficializar a participação de Prezi no programa Connected, doando mais de US$ 100 milhões em licenças para instituições de ensino do país.
“As melhores características da humanidade são refletidas nas ideias que compartilhamos. Nós queremos ser a ferramenta que permite isso”, afirma Arvai, que visitou o Brasil pela primeira vez nesta semana. O empreendedor veio ao país para anunciar a parceria com a Soap, maior consultoria de apresentações da América Latina. Com o acordo, Prezi visa fortalecer sua participação no mercado de apresentações corporativas e se firmar cada vez mais nesse nicho.
A viagem também foi uma oportunidade para o empreendedor conhecer a comunidade brasileira de usuários. Encontros como esses são parte importante do sucesso do Prezi. “É com outras pessoas que você realmente aprende novas formas de compartilhar ideias”, diz.
Parte da atuação da startup com sua comunidade de usuários é a figura do embaixador, selecionado para ajudar iniciantes ou transmitir informações sobre novas usabilidades da ferramenta. O número de embaixadores do Prezi já se aproxima de 100. No Brasil, há dois membros oficiais, mas há planos para aumentar esse número, já que o país é um dos cinco maiores mercados da startup no mundo. São Paulo, por exemplo, possui mais usuários do que qualquer cidade americana.
Arvai deu algumas dicas de como você pode construir uma comunidade tão forte quanto a do Prezi. Confira:
1. Tudo começa pela mentalidade. Você precisa entender que há um grupo de pessoas que usa seu produto e quer interagir com sua marca. Para criar um relacionamento, você terá que estar disponível e disposto a escutar.
2. Você precisa ir onde sua comunidade está e não o contrário. Isso significa utilizar os principais canais de comunicação em que você tenha detectado a presença de usuários.
3. Não tema usar novas tecnologias. Segundo Arvai, não há ferramenta que eles não tenham tentado usar para se comunicar com seus usuários.
4. Crescer com sua comunidade significa ouvir o que ela tem para dizer e por em prática sugestões. Isso pode parecer difícil, porque sua empresa provavelmente receberá muitas ideias, algumas delas muito boas. Tente priorizar aquelas que causarão maior impacto e não se esqueça de reconhecer a participação de todos.
5. Comunidade é uma experiência compartilhada. Você precisa fazer com que todos se sintam parte do mesmo grupo, dos mesmos objetivos. Por isso eventos e encontros, mesmo que realizados independentemente pelos usuários, devem ser valorizados. Tente participar de alguns deles, mostre que você está presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário