domingo, 21 de setembro de 2014

Especialista em marketing afirma que é preciso priorizar o coletivo contra o individual em prol da mobilidade urbana

http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/especialista-em-marketing-em-transportes-comenta-sobre-acoes-transporte-coletivo-em-goiania-13748/

Por: Walacy Neto em 27/08/2014

 As ações apresentadas durante o Fórum de Mobilidade, que aconteceu em 26/08/2014, foram pensadas com base nas teorias do marketing 3.0 que coloca valores sociais como o ponto principal para as empresas. O especialista em Marketing em Transporte e responsável pelos trabalhos de divulgação do Pacto Metropolitano Pelo Transporte Coletivo, Roberto Sganzerla, apresentou ao Jornal Opção Online as novidades para o setor e como os entes públicos e privados mudaram sua visão em relação à população.

Durante sua palestra, chamada de Novo Marketing aplicado ao transporte público, Roberto explicou que antigamente o produto estava no centro das atenções do marketing, mas com as mudanças mundiais o cenário foi se tornando mais ‘humano’. Atualmente, o centro das atenções são os valores, ou seja, a sustentabilidade e a melhor qualidade de vida da população. “Atualmente os fornecedores não vendem mais produtos, mas sim experiências.”

 O marketeiro explicou que os projetos do Pacto, que propõe melhorias na qualidade do transporte público em Goiânia — como por exemplo a implantação de câmeras nos veículos, monitoramento em tempo real via internet e aumento no número de ônibus — são baseados na “experimentação”. De acordo com Roberto, é necessário o olhar dos políticos estarem voltados para a mobilidade urbana. “Hoje em dia a profissão de motorista é considerada uma profissão verde, ou seja, uma profissão sustentável. Quando a gente prioriza o coletivo contra o individual a gente está pensando em mobilidade urbana de qualidade”, disse.

Roberto também afirmou a importância que a atenção dos setores empresariais tem para a situação do transporte público. “Eles enxergaram a importância da mobilidade urbana e isso é fundamental para uma mudança real. As empresas precisam abraçar essa causa que atinge a todos os setores”, declarou.

Recentemente, a sociedade começou a enxergar os conceitos de desenvolvimento sustentável e a partir disso um novo conceito ganhou as discussões por todo o mundo: a cidade para pessoas. As manifestações que surgiram a partir dessa nova ideia estão ligadas ao desenvolvimento sustentável da cidade, como por exemplo, a criação de espaços públicos para o lazer, diversidade de opções de transporte e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário