Por: Mona Lisa Dourado em 27/09/2014
SÃO PAULO - Destino que quer crescer e aparecer necessita de planejamento estratégico. Ciente dessa necessidade para consolidar o Estado no mapa turístico nacional e internacional, a Secretaria de Turismo de Pernambuco está preparando um Plano de Marketing Turístico que visa padronizar as ações de promoção do Estado.
O anúncio foi feito durante a 42ª Abav, maior feira do setor do Brasil, que ocorre até domingo em São Paulo. "O plano vai subsidiar a diretoria de marketing para confecção de uma campanha, manual do operador, marcas e todo o material utilizado em divulgação. Poderemos vender melhor o destino,
com
melhores ferramentas e para o público mais adequado, diz a secretária executiva de Turismo do Estado, Luciana Carvalho.O investimento é de R$ 440 mil,
com
recursos do Prodetur Nacional. O responsável pela elaboração do
documento é o consórcio formado pelas empresas Pires&Associados -
cuja diretora é Jeanine Pires, que já atuou como diretora executiva do
Recife Convention & Visitors Bureau e como presidente da Embratur - a
espanhola Iber-Geo Consulting e a Chias Markerting, empresa responsável
pelo Plano Aquarela 2020, plano de marketing turístico internacional do
Brasil. A licitação ocorreu no primeiro semestre. Ao todo, 23 localidades serão englobadas pelo Plano de Marketing, divididas em três polos: Costa dos Arrecifes - inclui o litoral, de norte a sul, Recife e Fernando de Noronha., Agreste - Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Bezerros e Triunfo., e Vale do São Francisco - Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
A perspectiva é que o lançamento seja feito ainda este ano, até o fim de dezembro e seja executado a partir de 2015, independentemente do resultado da eleição. "Para garantir essa continuidade, o plano está sendo discutido com todo o trade, para que o conselho de turismo se aproprie dele", conta Luciana Carvalho.
Segundo a gestora, o investimento em marketing integra uma iniciativa maior de atualização do Plano Estratégico do Turismo, criado em 2008 pelo consultor Paulo Gaudenzi, com diretrizes e programas a serem seguidos para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco até 2020.
Neste caso, estão sendo coletadas informações
nas
Com 200 m2, o estande Pernambuco na Abav é dedicado ao escritor Ariano Suassuna e decorado com referências da estética armorial. Visivelmente é um dos mais visitados da feira e onde todas as manhãs se formam filas imensas de gente em busca da tapioca de Dona Bia, de Olinda.
BALANÇO
O balanço parcial da Abav mostra que de quarta-feira até as 12h de ontem 39.789 pessoas já haviam visitado a feira. De acordo com o presidente da Abav, Antônio Azevedo, os números superam as expectativas. Do ponto de vista de negócios, estima-se que sejam gerados US$ 200 milhões, o dobro do ano passado.. Nem a recessão técnica e o endividamento das famílias no Brasil desanimam o setor. "Já passamos pro crises piores para o turismo, como a da desvalorização das moeda frente ao dólar. A aviação está crescendo substancialmente e os números para a alta temporada que se aproxima são animadores", garante Azevedo, que se ressente apenas do fato de os candidatos à presidência até então não terem visitado a feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário